top of page

Chamados à vida em Cristo: nossa vocação cristã


ree

Nos dias 17 e 18 de maio, no Centro Diocesano, em Livramento de Nossa Senhora (BA), a Pastoral Vocacional promoveu a segunda etapa dos Encontros Vocacionais Diocesanos 2025. Cerca de 33 jovens, provenientes de 11 paróquias da Diocese, tiveram a oportunidade de um acompanhamento vocacional mais profundo, com momentos de oração (Liturgia das Horas, Terço mariano, Adoração ao Santíssimo e Celebração Eucarística), reflexões, palestras e dinâmicas com abordagens sobre a Iniciação à Vida Cristã. Com a presença da Irmã Helena Maria Barbosa, da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, da Irmã Maize Silva Pereira, das Religiosas Missionárias de Nossas Senhora das Dores, e do Padre Marcos Bento, assessor diocesano da Pastoral Vocacional, o encontro ofereceu muitos conteúdos para o discernimento vocacional.

 

Se na primeira etapa, a temática girou em torno do exigente esforço para humanizar a vida e suas relações, nesta etapa, realçou-se a vocação cristã, convidando os jovens a assumir conscientemente a identidade de cristãos recebida no Batismo, confirmada na Crisma e alimentada na e pela Eucaristia. As palestras seguiram um itinerário muito interessante, semelhante ao processo da adesão à Jesus pela fé. Atentos a uma boa fundamentação bíblica e através dos ensinamentos do Catecismo da Igreja Católica, refletiu-se sobre a escuta, como primeiro passo para a fé – “a fé vem pela escuta” (Rm 10,17) – a fim de que se entenda que “a fé é a resposta do homem a Deus que se revela e a ele se doa” (CIC, n. 26).

 

Não basta receber os Sacramentos da Iniciação cristã, mas é preciso vivê-los. Portanto, ser cristão também significa acolher um chamado, a vocação para viver em Cristo. Uma autêntica vivência em Cristo é mais ampla do que simplesmente ir à Igreja, reproduzir gestos e palavras aprendidos ou imitados, postar conteúdos religiosos nos status e stories ou ainda levar consigo objetos devocionais. Ser cristão significa configurar-se a Jesus, assimilando na consciência o Evangelho e reproduzindo na vida o que se celebra na Igreja. Como ensina Santo Inácio de Antioquia, “convém, então, sermos cristãos não só de nome, mas de fato”[1]. Nesse sentido, a leitura e meditação dos textos bíblicos, a participação na comunidade eclesial e a vida sacramental são indispensáveis para nutrir a fé recebida. Nossa resposta de fé nunca pode ser automática ou disfarçada de aparências religiosas, mas precisa sempre se nutrir do amor sincero a Deus e ao próximo, como ouvimos na proclamação do Evangelho do 5º Domingo da Páscoa – “Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros. Nisso conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns para com os outros” (Jo 13,34-35).

 

Enriqueceu o encontro a presença do formador diocesano, Pe. Samuel Neves Silva, responsável pelos seminaristas da etapa formativa da Configuração, que se encontrou com os rapazes que são acompanhados em vista da vocação presbiteral, com a possibilidade de ingressar no seminário. Dom Vicente Ferreira, Bispo diocesano, também marcou presença. Ele presidiu a Celebração Eucarística, motivando os jovens a busca de uma vida plena de sentido e comprometida com o mandamento de Jesus. O próximo encontro vocacional acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto.


[1] Da Carta aos romanos, de Santo Inácio, bispo e mártir (Cap.4,1-2;6,1-8,3: Funk 1,217-223).




 
 
 

Comentários


BanerBase.jpg
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Whatsapp
  • Spotify

DIOCESE DE LIVRAMENTO

DE NOSSA SENHORA

Rua Deoclides Alcântara, 110. Centro.

Cx. Postal 02. CEP: 46140-000
Livramento de Nossa Senhora (BA)
Tel.: (77) 3444-2433 | (77) 99916-6506
E-mail:
curialivramento@gmail.com

E-mail enviado com sucesso!

Receba nossas notícias!

© 2025 - Todos direitos reservados - Diocese de Livramento - Agência Redentor

bottom of page