top of page
BannerPeregrina.jpg

ESPIRITUALIDADE MARIANA

Elements001.png

     Somos travessia! Nossa vida humana é cheia de surpresas. Nem só flores encontramos no caminho. Há também dores e espinhos. Importa ter corações abertos e aprendizes. Para festejar ou curar cicatrizes. E não estamos sozinhos. Somos uma rede de relações. O tecido de nossa existência é costurado pelo diálogo conosco, com o outro, com o mistério da criação e com Deus. Em tudo, somos corpos de desejos, com suas luzes e sombras. E há cruzes, desertos, horas difíceis que exigem discernimento.

 

    Procuramos exemplos, referências que nos inspirem em nossa vida humana e cristã. Sabendo que não podemos delegar a ninguém o direito que temos de construir nossa própria história. Por isso, esse espaço é um itinerário com uma das fontes cristãs mais belas: a pessoa de Maria, mãe de Deus e nossa. Com seus tantos títulos e devoções, é venerada em inúmeros santuários, lares e corações.

 

     Convidamos você a dedicar uma atenção especial a ela, aqui nomeada como Nossa Senhora do Livramento. O que significa a liberdade, a libertação, o livramento que vem de Maria? De quais perigos e escravidões ela nos mostra caminhos? “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). Então, Maria está referida ao seu Filho e um itinerário mariano que não fortaleça nossa amizade com Jesus, não vale a pena. Porque Ele, a quem Maria também seguiu, é quem nos introduz no mundo novo. O Reino de Deus. â€‹

HISTÓRIA E DEVOÇÃO

Elements001.png

    “Livramento”. A palavra, por si só, carrega o peso da esperança e a leveza da libertação. Não é apenas um nome; é um gesto de cuidado divino, um sopro de graça em meio às tempestades da vida. Quando associada a Nossa Senhora, ganha contornos ainda mais profundos: representa o ventre que gerou a Salvação, o parto que entregou ao mundo o Redentor.

 

     Sob um olhar teológico, a devoção a Nossa Senhora do Livramento possivelmente se refere ao “parto de Maria”. Ou seja, o nascimento, a entrega de Jesus à humanidade. Não é à toa que, poeticamente, quando geramos algo ou cumprimos uma tarefa, associamos a um parto, a um livramento, a uma entrega, no sentido positivo, criativo.

 

    Já no sentido histórico, conta-se que durante a invasão do Rei Felipe II – século XVI ao território de Portugal, todos os insubordinados portugueses foram presos. A esposa de um deles, Rodrigo Homem, fez uma novena para a libertação do pobre homem. Ao ser solto, ele construiu uma capela dedicada à Senhora do Livramento. No Brasil, dois registros são destacados. Um tropeiro levava uma carga nas proximidades de Cuiabá, Mato Grosso. O burro, então, empacou. Ao tirar a imagem de Maria da carga, o animal seguiu viagem. Imediatamente o povo construiu uma Hermida dedicada à Nossa Senhora do Livramento, que deu nome ao lugar. Também no Maranhão, depois que uma tripulação de navio foi salva de uma tempestade, atribuíram a intercessão de Maria, pois levavam no navio uma pequena imagem. Ali foi construída uma pequena capela, numa ilha que se chama Alcântara.

 

    Na Diocese de Livramento de Nossa Senhora, consta apenas o registro da existência de um lugar chamado Livramento do Brumado. No entanto, na obra “Livramento é de Nossa Senhora”, de Raimundo Marinho e Eduardo Lessa, constata-se que em 1715, com a chegada do primeiro núcleo populacional, os jesuítas ergueram uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento. Os autores questionam a origem do nome e acrescentam um aspecto teológico, que viria da expressão “De liberatione Mariae Virginis”, que significa “do livramento da Virgem Maria”, isto é, do parto de sua criança. “Seja como for, nos quase 300 anos de surgimento da população, Nossa Senhora sempre foi o símbolo de fé da população local, talvez servindo de bálsamo e estímulo para a difícil sobrevivência na região, principalmente para a legião de desassistidos que lá viveram e vivem”. 1 Esses registros remetem a uma devoção iniciada no século XVIII.

 

     Nossa Senhora do Livramento é padroeira desta Diocese, presente em 20 municípios, com 21 paróquias e mais de 600 comunidades eclesiais. Sua festa é celebrada no dia 15 de agosto, na Solenidade da Assunção de Maria.

 

1MARINHO, Raimundo; LESSA, Eduardo. Livramento é de Nossa Senhora. Edição da Diocese de Livramento e Nossa Senhora, maio de 1995.

 

Texto: Dom Vicente Ferreira
BanerBase.jpg
  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
  • Whatsapp
  • Spotify

DIOCESE DE LIVRAMENTO

DE NOSSA SENHORA

Rua Deoclides Alcântara, 110. Centro.

Cx. Postal 02. CEP: 46140-000
Livramento de Nossa Senhora (BA)
Tel.: (77) 3444-2433 | (77) 99916-6506
E-mail:
curialivramento@gmail.com

E-mail enviado com sucesso!

Receba nossas notícias!

© 2025 - Todos direitos reservados - Diocese de Livramento - Agência Redentor

bottom of page