Formandos da ETel 2025
- dioceselivramento
- 24 de nov.
- 4 min de leitura

A turma de formandos 2025, da ETeL agradece a Deus pela conclusão deste curso de Teologia para leigos e leigas e por toda trajetória de estudos e experiências que aqui vivemos.
Quis o Senhor que concluíssemos o curso no ano do Jubileu da Esperança, para que possamos retornar às nossas comunidades e paróquias levando o sopro da esperança de uma Igreja Católica viva e de uma comunidade unida e disposta ao serviço pastoral, exercendo uma verdadeira sinodalidade.
Concluiremos esta formação não sendo apenas uma turma de 35 pessoas que passarão a ser ex-alunos, mas sim, de 35 irmãos em Cristo, que no decorrer do curso exercitaram juntos, a fraternidade, a resiliência, a empatia, a solidariedade.
Aprendemos e partilhamos conhecimento e experiências, restando ao nosso futuro, a saudade uns dos outros, pois saudade é amor, e vamos cultivar esse amor com quem, ao longo de 4 anos, aprendemos a amar.
Até nos últimos momentos, que aqui estivemos juntos, antes desta cerimônia, compartilhamos do nosso saber e deixamos as seguintes reflexões e colaborações para nossa Diocese:
1° - Que as Comunidades Eclesiais de Base existem para que sigamos a missão de Jesus a serviço da vida.
2° - Que o catequizando adulto, depois de evangelizado não estará mais entregue ao sabor das ondas que o levam a todo tipo de doutrinação que não siga os verdadeiros ensinamentos de Jesus, a fim de que ele ou ela seja um indivíduo interativo e integrativo na Igreja.
3° - Que podemos nos reconhecer pertencentes à nossa Diocese por meio da história, das belezas e da memória do nosso patrimônio nas inúmeras igrejas existentes.
4° - Que a Ecologia Integral nos ensina a reconhecer a importância do Criador e da criatura, os seres humanos e todo o ecossistema, para sempre lembrarmos que tudo está interligado.
5° - Que na Romaria do Morro do Fogo, o profano não nega o sagrado, ele expressa porque “a preocupação última “ - a crença católica do povo - ultrapassa fronteiras e se manifesta na festa.
6° - Que ser Ministro da Palavra não é um poder, e sim , estar a serviço de continuar levando a mensagem cristã às comunidades.
7° - Que o dízimo é um ato e uma expressão de gratidão, solidariedade e compromisso com a Igreja, trazendo à consciência da comunidade de fé. O dízimo é partilha e não obrigação.
8º - Que incluir pessoas deficientes ou não, limitadas intelectualmente ou não, é seguir o Evangelho de verdade. E que excluí-las é negar o amor de Cristo.
9° - Que as práticas de oração são experiências de fé e devoção.
10° - E que o protagonismo dos leigos na Igreja transparece o amor de Cristo no servir e em todas as ações que se sustentam na obra e na graça do Espírito Santo.
Além dos estudos e aprendizados, guardaremos no coração, a lembrança das tantas vezes que aqui desembarcamos com nossas bagagens com vestes, mas também com preocupações pessoais, familiares e profissionais; e, voltamos para os nossos lares com a mesma bagagem, mas dessa vez, abarrotada de afeto, irmandade, conhecimento, ânimo e da Palavra de Deus.
De fato, vivemos aqui um pedacinho do Reino de Deus, conforme descreve o Evangelho de Lucas 17, 21 quando Jesus nos diz, “… pois o Reino de Deus está entre vós.”
Somos gratos a Padre Elcio, Creuza, Maria Helena, Josemar, Fernando e todas as cozinheiras que, dias antes das nossas aulas, já estavam aqui, planejando e executando a logística para a acolhida da nossa chegada.
Aqui na ETeL sempre fomos tratados com atenção, cuidado, carinho, zelo e, também disciplina, o que é peculiar de uma escola que conduz a formação pastoral por meio dos ensinamentos de Jesus.
Somos gratos a Dom Vicente, nosso bispo diocesano, por sua sensibilidade e compreensão em promover a continuidade dessa Escola que há 2 décadas realiza a formação pastoral de leigos e leigas.
Agradecemos ao Departamento de Educação da UNEB, Campus XII, Guanambi e o seu corpo docente, nas pessoas das Professoras Tatiane Marques e Sônia Reis, agradecemos também, cada Professor, sacerdote ou não, e cada Professora pelos ensinamentos que nos ajudaram a sermos preparados para maior compreensão e vivência dos conteúdos da fé cristã, nas suas diversas dimensões, a fim de que possamos seguir como sujeitos ativos do serviço pastoral e eclesial.
Agradecemos aos nossos familiares e amigos pelo apoio, abnegação e incentivo que nos fizeram chegar até aqui.
Somos imensamente gratos a Dom Armando, bispo emérito diocesano, precursor desta Escola; pois para cada um de nós, Dom Armando foi e será a nossa inspiração como discípulos evangelizadores e agregadores.
Por fim, rogamos a Deus em oração, que todos continuem elevando e enaltecendo os valores da ETeL, dentro e fora da escola, que continuem em oração e caminhando na fé católica, trabalhando com entusiasmo em suas paróquias e comunidades e vivendo em harmonia e amor a Cristo em seu meio familiar, pessoal e profissional.
Nossa turma leva a certeza que nenhum de nós será o mesmo, depois de passar pela ETeL.
Cleise Delfino da Costa, formanda e oradora da Turma ETeL 2025 e autora do texto




































Comentários