CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA DE 142 PESSOAS EM IBIPITANGA
- dioceselivramento
- 24 de set.
- 3 min de leitura

Para que receber a Crisma se a pessoa já foi batizada? Talvez essa pergunta tenha sido recorrente nos últimos dias após a solene Celebração Eucarística, na quinta-feira (18/09), presidida por Dom Vicente Ferreira, Bispo diocesano, na Igreja Matriz da Paróquia de Santa Luzia, em Ibipitanga-BA. Na ocasião, pela Imposição das mãos e Unção com o Óleo do Crisma, o bispo celebrou o Sacramento da Crisma de 142 pessoas, sendo maioria adulta.
A Crisma não é uma substituição do Batismo, como se este fosse algo provisório ou irrelevante, mas a Confirmação da presença do Espírito Santo em plenitude na vida do cristão, que já pertence ao Pai e, agora, é chamado a viver a fé cristã católica na Igreja e na sociedade, como testemunha consciente e decidida de Jesus, o Ungido do Pai pela força do Espírito. “O Batismo nos dá a filiação divina, a Eucaristia alimenta em nós essa vida divina, e, pela Crisma, o Espírito Santo nos confirma, com sua força na vocação cristã e nos ilumina e fortalece para as lutas, para o testemunho da f锹.
Dentre as 142 pessoas que receberam o Sacramento da Crisma, cinco jovens eram da Comunidade de Nossa Senhora de Fátima do Pajeú, oito jovens da Comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus do Paga-Tempo e seis jovens da Comunidade do Senhor do Bonfim do Riacho. Os demais eram todos adultos e a maioria participa assiduamente da comunidade da Matriz. Alguns, inclusive, são membros das pastorais, grupos e movimentos da Paróquia.
Certamente, essa Celebração marcará para sempre a vida de tantas pessoas. Aos que passavam pela Praça da Matriz, um colorido especial de vermelho e branco atraía olhares. Naquela fila extensa em direção à porta da Igreja Matriz estavam muitos homens e mulheres que, durante muito tempo, quase não participavam da vida eclesial, mas pouco a pouco foram se aproximando e percebendo que novos passos precisavam ser dados. Muitos casais de esposos, noivos e namorados, alguns acompanhados dos seus padrinhos e madrinhas. Todos caminhavam em procissão alegres e sorridentes, para viver a tão esperada celebração da Crisma. Tiveram lágrimas também tanto pela alegria, quanto pela comoção, como de alguns pais que, após muitos anos, viram seus filhos receberem todos os sacramentos da Iniciação Cristã. Mentes e corações foram banhados com a esperança de que nunca é tarde para se aproximar de Jesus, buscar os sacramentos e renovar a vivência da fé.
O caminho de preparação realizado, como já é costume na Paróquia, aconteceu através da Catequese com Adultos, que tem como catequistas o Padre Marcos Bento e a catequista Angélica Ferreira. A proposta, porém, não se reduziu à preparação para os Sacramentos da Iniciação Cristã de Adultos, mas se desenvolveu como uma formação à luz da Bíblia e do Catecismo da Igreja Católica com a finalidade de apresentar a fé em Cristo como uma proposta, na esperança de uma adesão livre, consciente e responsável, sem qualquer imposição ou manipulação. Além disso, a participação nas celebrações litúrgicas e o vínculo com a comunidade nutriram de modo indispensável o percurso de discernimento e amadurecimento para revigorar os passos no seguimento a Jesus.
Depois de receber o Sacramento da Crisma, nenhum cristão está dispensado da vida eclesial, mas é chamado a continuar vivendo o Batismo, como discípulo missionário de Jesus. A Unção com o Óleo do Crisma foi recebida como como confirmação do compromisso com Jesus na Igreja e no dia a dia. O cristão recebe o perfume que simboliza a vocação de todo batizado: espalhar ao seu redor o “bom odor de Cristo” (cf. 2Cor 2,15).
1. RIBÓLLA, José, Os sacramentos trocados em miúdo. Aparecida-SP: Editora Santuário, 1990, p. 60.
Texto e Fotos: PASCOM Ibipitanga, BA
































Comentários