Resultados de busca
381 resultados encontrados com uma busca vazia
- Rio de Contas celebra Corpus Christi com tapetes tradicionais e reflexão sobre sinodalidade
RIO DE CONTAS – A Paróquia do Santíssimo Sacramento, em Rio de Contas, celebrou a tradicional Festa de Corpus Christi entre os dias 26 de maio e 4 de junho. Este ano, o evento teve como tema "Ser Igreja sinodal a serviço da justiça e da paz", homônimo à Carta Pastoral 2026 escrita pelo bispo diocesano, Dom Vicente de Paula. Durante todo o novenário, as celebrações de cada noite foram norteadas por textos do documento episcopal, promovendo reflexões profundas sobre o papel da Igreja na construção da justiça social e da comunhão. Encerramento e Celebrações Solenes A reta final dos festejos começou na véspera do dia festivo com a tradicional Noite das Lanternas, que iluminou as ruas da cidade histórica. Tanto a celebração da véspera quanto a Missa Solene de Corpus Christi foram presididas por Dom Vicente de Paula. Em sua homilia no dia da festa, o bispo enfatizou a centralidade do sacramento para os fiéis: “A Eucaristia merece todo o nosso louvor e adoração. É preciso viver a Eucaristia e contemplá-la no Universo.” Tapetes de Serragem e Show de Encerramento No período da tarde, a tradicional procissão com o Santíssimo Sacramento reuniu uma multidão pelas ruas do Centro Histórico. O cortejo passou por cima dos tapetes coloridos — uma das maiores marcas da celebração no município —, confeccionados minuciosamente por jovens e estudantes locais utilizando pó de serra tingido. O encerramento das festividades ocorreu à noite, com um show do Padre Antônio Maria, que reuniu fiéis e visitantes em um momento de louvor. Fotos: Ivan Novaes e Luiz Miguel Texto : PASCOM Rio de Contas , BA
- Diocese de Livramento celebra ordenação presbiteral do diácono Douglas
A Diocese de Livramento de Nossa Senhora viveu um momento de grande alegria e gratidão na noite deste sábado (23), com a ordenação presbiteral do diácono Douglas. A celebração eucarística aconteceu na Igreja de Sant’Ana, em Rio de Contas, reunindo fiéis, familiares, religiosos, religiosas, padres e representantes de diversas comunidades e paróquias da diocese. A ordenação foi presidida por Dom Vicente de Paula Ferreira, bispo diocesano, que impôs as mãos e proferiu a oração consecratória, rito central pelo qual o diácono recebeu o segundo grau do Sacramento da Ordem, tornando-se presbítero da Igreja. Inspirada pela passagem bíblica “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3,15), a celebração foi marcada por momentos de profunda emoção, oração e ação de graças. A expressiva presença do povo de Deus manifestou o carinho e o apoio ao novo sacerdote, que agora assume a missão de servir à Igreja por meio da pregação da Palavra, da celebração dos sacramentos e do cuidado pastoral das comunidades. Durante a celebração, familiares, amigos e membros das comunidades acompanharam, com emoção, cada rito da ordenação, renovando a esperança vocacional e fortalecendo a caminhada da Igreja Particular de Livramento de Nossa Senhora. Fotos: Lucas Assunção
- Diocese de Livramento de Nossa Senhora cria Cáritas Diocesana em assembleia histórica
A Diocese de Livramento de Nossa Senhora realizou, no dia 02 de maio de 2026, no Centro Diocesano, a Assembleia de Criação da Cáritas Diocesana. O encontro reuniu representantes das paróquias, lideranças e agentes pastorais, marcando um momento histórico na organização da ação social da Igreja na diocese. Ao longo do dia, os participantes refletiram sobre a missão da Cáritas e sua atuação no mundo, no Brasil e no Regional Nordeste 3, reforçando a importância de fortalecer ações concretas de solidariedade, justiça social e cuidado com a Casa Comum. A Cáritas é uma rede da Igreja Católica que atua na promoção da vida, no apoio às pessoas em situação de vulnerabilidade e na defesa dos direitos humanos, sendo presença concreta de uma Igreja comprometida com os mais pobres. Durante a assembleia, também foram realizados a leitura e aprovação do estatuto, além da eleição da primeira Diretoria Executiva da Cáritas Diocesana de Livramento de Nossa Senhora. Foram eleitos: Presidente: Dom Vicente de Paula Ferreira Diretor Executivo: Pe. Ademário da Silva, da Paróquia Bom Jesus, em Barra da Estiva Secretária: Irmã Maria Necilda dos Santos, da Congregação das Irmãezinhas da Imaculada Conceição, em missão na Paróquia Bom Jesus, em Taquari Tesoureiro: Pe. Jucimar Pereira Lima, da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Piatã Conselho Fiscal – Titulares: Valéria de Lima, da Paróquia Bom Jesus, em Taquari Josemar de Oliveira, da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Piatã Anozides Rosa de Macêdo, da Paróquia Santo Antônio, em Paramirim Suplentes: Lucas Silva Assunção, da Paróquia Senhor Bom Jesus, em Piatã Efigênio Souza de Almeida, da Paróquia São João Batista, em Contendas do Sincorá A assembleia foi marcada por um forte espírito de escuta, partilha e compromisso com a vida, especialmente dos que mais precisam. O bispo diocesano, Dom Vicente de Paula Ferreira, destacou o significado desse momento para a Igreja local: “2 de maio de 2026 é um marco para a nossa Diocese de Livramento de Nossa Senhora, porque realizamos a Assembleia de Fundação e Eleição da Diretoria da Cáritas Diocesana.” Também presente, Geri Lima ressaltou a missão da Cáritas e a importância da organização na diocese: “Celebramos esse momento como um passo importante para fortalecer ações que já existem na diocese, agora de forma mais organizada, como um grande guarda-chuva que acolhe e articula essas iniciativas.” A secretária eleita, Irmã Maria Necilda dos Santos, destacou o papel da Cáritas na vida da Igreja e da sociedade: “A Cáritas tem esse símbolo de ser um guarda-chuva, que organiza e acolhe grupos, pastorais e pessoas que vivem a dimensão social da fé.” A criação da Cáritas Diocesana representa, assim, um novo tempo para a Diocese de Livramento de Nossa Senhora, consolidando a caridade como ação organizada e permanente. A iniciativa conta também com os recursos da coleta da Campanha da Fraternidade 2026, realizada no Domingo de Ramos, como forma de apoio à implantação da Cáritas na diocese. Texto e fotos: Lucas Assunção Equipe de Comunicação da Diocese de Livramento de Nossa Senhora
- MISSA DOS SANTOS ÓLEOS | NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE DE ABAÍRA
A Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Abaíra teve a honra de acolher todas as paróquias da diocese para a celebração da Missa dos Santos Óleos, um momento especial para a Igreja diocesana. No dia 26 de março, recebemos o nosso Bispo Diocesano, Dom Vicente de Paula Ferreira, juntamente com Dom Corrado, Bispo Emérito de Vittorio Veneto (Itália), além de nossos padres diocesanos, padres religiosos, irmãs religiosas, seminaristas, leigos e leigas de toda a diocese. A Eucaristia teve início às 19 horas e foi presidida por nosso Bispo Diocesano, durante a qual foram abençoados os óleos dos catecúmenos, dos enfermos e consagrado o Santo Crisma. Nesta celebração, também aconteceu a renovação das promessas sacerdotais, na qual os padres reafirmaram sua vocação. Por trás de uma celebração tão linda, muitas pessoas colaboraram e se dedicaram para que tudo acontecesse. Todos unidos pelo mesmo propósito: servir a Deus. Que Ele abençoe cada pessoa que ajudou, seja com sua contribuição financeira, com seu trabalho ou com suas orações. Que sejamos sempre como Maria, disponíveis e fiéis, dizendo “sim” a Jesus. Texto: Pascom Abaíra Fotos: Lucas Assunção e Pascom Abaíra
- Luau dos Jovens reúne fé, música e partilha em frente à Igreja Matriz de Senhor Bom Jesus, em Piatã
Na noite do dia 21 de março de 2026, o Vicariato Nossa Senhora do Rosário promoveu o “Luau dos Jovens”, um encontro marcado pela espiritualidade, acolhida e protagonismo juvenil. Realizado às 19h, em frente à Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, em Piatã, o momento reuniu jovens da comunidade em um ambiente de oração, reflexão e convivência fraterna. Com uma proposta leve e ao mesmo tempo profunda, o evento contou com uma programação diversificada, iniciando com o Momento Mariano, seguido por momentos de animação, partilha e adoração ao Santíssimo Sacramento. A iniciativa surgiu a partir da organização da juventude no Vicariato, após o DNJ, com o objetivo de fortalecer a participação dos jovens nas paróquias. “A gente formou uma coordenação com jovens indicados por cada paróquia, e a ideia é realizar encontros a nível de Vicariato ao longo do ano, promovendo essa integração entre eles”, explicou Leonardo Santana, um dos coordenadores da juventude do Vicariato Nossa Senhora do Rosário. Segundo ele, o encontro também tem um papel importante na vivência da fé entre os jovens. “Esses momentos alimentam a fé. A troca de experiências com jovens de outras paróquias, que têm o mesmo objetivo e buscam a Deus, anima e fortalece a caminhada no seguimento de Cristo”, destacou. Inspirado pelo tema “Jovens, o agora de Deus”, o luau buscou provocar uma reflexão sobre o protagonismo juvenil no tempo presente. “A mensagem é que os jovens precisam viver para Deus agora. Não é algo para deixar para o futuro. É hoje que eles são chamados a fazer a diferença na Igreja e na comunidade”, afirmou. Leonardo também avaliou a participação da juventude local, apontando desafios. “A juventude já teve momentos melhores de participação. Ainda não é o ideal, mas não é uma realidade só daqui, é algo que a gente percebe em muitas comunidades do interior”, observou. A proposta do Vicariato é dar continuidade aos encontros ao longo do ano. “A ideia é realizar quatro encontros, um em cada paróquia, durante o ano. O próximo já está previsto para o mês de julho, e em breve vamos divulgar mais informações”, adiantou o coordenador. O Luau dos Jovens se destacou como uma iniciativa que une fé e convivência, criando espaços onde os jovens se sentem chamados a viver com mais intensidade o Evangelho no tempo presente. Texto: Lucas Assunção Fotos: Lucas Assunção, Roberta Rodrigues e Tainara Silva
- FÓRUM DAS PASTORAIS SOCIAISREGIONAL NORDESTE 3 ALAGOINHAS – BA
O II Fórum das Pastorais Sociais do Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe), realizado entre os dias 20 e 22 de março de 2026, em Alagoinhas (BA), constituiu-se como um espaço de profunda reflexão, espiritualidade e articulação pastoral, reunindo agentes comprometidos com a dimensão sociotransformadora da Igreja. O encontro teve início na tarde do dia 20, com a oração da Via-Sacra pelas ruas de Alagoinhas, sinalizando, já na abertura, a mística do seguimento de Jesus Cristo encarnado no sofrimento do povo. Esse momento trouxe à tona a dimensão pública da fé e o compromisso cristão com as dores concretas da realidade. No dia 21, após a oração da manhã, o Pe. Edinho apresentou uma consistente análise de conjuntura socioambiental, política e eclesial. Sua reflexão retomou o Concílio Vaticano II como marco fundamental para compreender a identidade e a missão das Pastorais Sociais, destacando-as como expressão da Igreja em saída, comprometida com os pobres e com a transformação da sociedade. Ao evocar a memória do Papa Francisco, ressaltou sua centralidade na promoção de uma Igreja misericordiosa, sinodal e comprometida com as causas sociais. Em sua fala, enfatizou a sinodalidade como caminho de comunhão, participação e corresponsabilidade, alertando, contudo, para um cenário em que “se fala e se discute muito, mas as profecias estão morrendo”. Criticou o fenômeno de eventos religiosos superlotados enquanto as pastorais enfrentam esvaziamento, indicando a urgência de investir na catequese como processo formativo de discípulos missionários. Destacou ainda que a profecia cristã não pode ser violenta, pois já se insere em um contexto de violências estruturais, sendo chamada a ser sinal de esperança e transformação ética. A Igreja, segundo ele, precisa reafirmar-se como autoridade ética, promovendo inclusão, valorizando as culturas sem descaracterizá-las e garantindo que ninguém fique de fora. Na sequência, o Sr. Humberto, ex-presidente da Cáritas Nacional, abordou o tema do “paradoxo do infinito no finito”, refletindo sobre os limites do modelo civilizatório atual. Denunciou um cenário de crise global marcado por desigualdades profundas, concentração de riquezas, fome, guerras e violações de direitos humanos. Apontou também o contexto político nacional, destacando a fragilidade ética do Congresso Nacional e o ambiente de corrupção que influencia negativamente o processo eleitoral, especialmente diante das eleições de 2026, fortemente impactadas pelos interesses da grande mídia. Apesar desse quadro desafiador, evidenciou sinais de esperança e resistência, presentes nas comunidades tradicionais, nas pastorais sociais, nas juventudes negras e nos povos indígenas, que continuam protagonizando lutas em defesa da vida e da dignidade. Dando continuidade à análise, a professora Zezé aprofundou a dimensão socioambiental, destacando os riscos enfrentados pelos povos e comunidades tradicionais diante de um modelo de desenvolvimento predatório. Denunciou a degradação ambiental, a violação de direitos e a insegurança gerada por políticas que priorizam o lucro em detrimento da vida. Ressaltou a urgência do profetismo da Igreja na conscientização do povo, incentivando a resistência e a defesa dos territórios e dos modos de vida, garantindo assim um futuro digno para as próximas gerações. No período da tarde, o Pe. Edinho apresentou a reflexão sobre a “Dilexit Te” (Eu te amei), articulando-a com a missão das Pastorais Sociais. Propôs uma provocação central: assumir ou negar o espírito do Vaticano II. A partir disso, destacou a necessidade de uma Igreja que seja sinal de esperança, mas que também enfrente o “evangelho do medo”, que silencia diante das injustiças. Defendeu o surgimento de uma “nova primavera das Pastorais Sociais”, baseada na coragem profética, no compromisso político e na ética cristã. Em síntese, a reflexão da Dilexit Te apontou para o amor como fundamento da ação pastoral, um amor que se traduz em compromisso concreto com os pobres, na defesa da vida e na construção de uma sociedade justa. Esse amor exige uma Igreja encarnada, sinodal e transformadora. Na sequência, os participantes se reuniram em grupos para refletir sobre questões fundamentais para a ação pastoral: as provocações da Doutrina Social da Igreja, o papel das Pastorais Sociais na realidade atual, a necessidade de despertar novas vocações e a atualização da opção preferencial pelos pobres. As respostas partilhadas em plenário revelaram o desejo de fortalecer a atuação pastoral, ampliar a formação política e espiritual e revitalizar a presença das pastorais nas comunidades. O dia foi concluído com momentos de convivência e espiritualidade: um lanche fraterno, seguido de uma profunda experiência orante inspirada na comunidade de Taizé, além de uma noite cultural que celebrou a diversidade, a alegria e a comunhão entre os participantes. O II Fórum reafirmou que, diante de tantos desafios, a missão das Pastorais Sociais permanece urgente e necessária. Mais do que nunca, a Igreja é chamada a ser presença profética, comprometida com a justiça, a paz e o cuidado com a Casa Comum, mantendo viva a esperança e fortalecendo a resistência dos povos. A nossa Diocese de Livramento de Nossa Senhora, foi representada por mim, Pe. Ademário Ledo, pela Ir. Helena e pela ambientalista, professora e pesquisadora Maria Pereira. Pe. Ademário da Silva Ledo Filho .
- INVESTIDURA DE DEZ NOVOS COROINHAS | PARÓQUIA DE ABAÍRA
Na paróquia de Abaira, celebramos um momento significativo no dia 01 de março de 2026, com a investidura de dez novos coroinhas, que se preparam para assumir um papel especial em nossa comunidade. Este processo de formação, conduzido com dedicação pelo Diácono Douglas, foi repleto de aprendizado e crescimento espiritual. Durante meses, esses jovens se empenharam em desenvolver não apenas habilidades litúrgicas, mas também um profundo entendimento sobre a importância do serviço à comunidade. A colaboração do Coroinha Johnny foi essencial, oferecendo apoio e orientação, e tornando essa jornada ainda mais enriquecedora. A investidura, foi marcada por alegria e entusiasmo, simboliza não apenas a entrada desses novos coroinhas em um serviço sagrado, mas também a renovação do compromisso da nossa paróquia com a fé e a tradição. Estamos certos de que eles trarão uma nova energia e um espírito vibrante para nossas celebrações, inspirando outros a se unirem a este belo ministério. Que esta nova fase seja repleta de bênçãos e realizações! Fotos e texto: PASCOM Abaíra.












