Ordenação Diaconal na Diocese de Livramento de Nossa Senhora
- dioceselivramento
- 19 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de jul.

No dia 19 de julho de 2025, na Catedral Nossa Senhora do Livramento, foi celebrada a ordenação de três novos diáconos: Anderson Rodrigues dos Santos, natural de Ibicoara; Douglas Silva da Cruz, da cidade de Rio de Contas; e João Batista Silva Oliveira, natural de Érico Cardoso.
Após concluírem as etapas do Propedêutico, Discipulado e Configuração, os três seminaristas deram início à Síntese Vocacional, um tempo oportuno para conhecer mais profundamente a realidade pastoral da Diocese. Anderson realizou sua síntese na Paróquia Nossa Senhora do Livramento (Catedral Diocesana); Douglas exerceu seu estágio na Paróquia Santa Luzia, em Ibipitanga; e João Batista acompanhou as atividades pastorais na Paróquia Senhor do Bonfim, em Boninal.
Aprovados para a ordenação diaconal, os três jovens deram mais um passo nesta bela e exigente caminhada vocacional. A celebração eucarística, presidida por Dom Vicente de Paula Ferreira, foi marcada por grande emoção e alegria. Estiveram presentes Dom Armando Bucciol, bispo emérito; Dom Corrado, bispo emérito da Diocese de Vittorio Veneto, Itália; Monsenhor Gilvan, bispo eleito, natural da diocese de Caetité; além de diversos presbíteros, diáconos, seminaristas e fiéis leigos.
Em sua homilia, Dom Vicente encorajou os candidatos a não temerem a missão que abraçaram, recordando as palavras de Paulo 1 Tm 4,12-16 e a leitura do Livro de Nm 3, 5-9. Lembrou, ainda, o Evangelho proclamado durante a celebração, sobre a missão dos setenta e dois (Cf. Lc 10, 1-12).
Ao final, os novos diáconos expressaram sua gratidão a todos que contribuíram para a realização desse momento tão significativo. Em sua mensagem, afirmaram:
“Na alegria de vivermos o Jubileu da Esperança, convocado pelo Papa Francisco, este momento torna-se ainda mais significativo para nós, Povo de Deus da Diocese de Livramento de Nossa Senhora. Nossa Igreja particular carrega uma rica história de fé, lutas, anseios e esperanças, sempre buscando responder com generosidade ao chamado de Deus. A ordenação que hoje celebramos entra para a história de nossa Diocese, pois, pela primeira vez, três filhos desta Igreja são ordenados juntos ao ministério diaconal. É um marco de esperança e renovação vocacional para toda a nossa comunidade eclesial. Que o ministério que hoje assumimos seja expressão do amor com que fomos amados e do cuidado com que fomos formados. Desejamos ser diáconos que servem com alegria, doando nossas vidas a exemplo de Cristo, o Servo por excelência.”
Continuemos rezando por nossa Igreja e, de forma particular, por nossos diáconos, para que perseverem com fidelidade e generosidade na missão que abraçaram.
Texto – Comunicação diocesana.
Fotos - Equipe da G Digital Publicity
Comentários