Leão XIV é o novo Papa
- dioceselivramento
- 8 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de mai.

No dia 8 de maio, 132 membros do Colégio de Cardeais, reunidos em conclave na Capela Sistina, elegeram o Cardeal Robert Francis Prevost como o 267º Papa da Igreja Católica, que assumiu o nome de Leão XIV. Sua eleição representa um marco histórico, sendo o primeiro pontífice agostiniano e o primeiro papa norte-americano.
Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, Prevost tem 69 anos, foi Superior Geral da Ordem Agostiniana, Bispo Diocesano no Peru, Prefeito do Dicastério para os Bispos e, em fevereiro de 2025, foi promovido à ordem dos bispos.
Em sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV dirigiu-se aos fiéis em italiano e espanhol, recordando com carinho sua missão em terras peruanas, e conclamando a Igreja a construir pontes de paz e fraternidade. Seu pontificado inicia-se com o compromisso de continuidade das reformas iniciadas pelo Papa Francisco, com ênfase na sinodalidade, justiça social e atenção às periferias.
O brasão escolhido pelo Sucessor de Pedro confirma o anterior, referente a sua consagração episcopal, bem como o lema “In Illo uno unum” – pelas palavras de Santo Agostinho: “embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo somos um”.
A Missa de início do Pontificado está marcada para o dia 18 de maio, na Praça de São Pedro, ocasião que marcará também sua missa pública inaugural. Já a sua primeira audiência geral com o público será realizada em 21 de maio.




Comentários