Festa do Senhor Bom Jesus reúne fiéis em Piatã, com encerramento na Solenidade da Epifania do Senhor
- dioceselivramento
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Após nove dias de novena e intensa preparação espiritual, a Paróquia do Senhor Bom Jesus, em Piatã viveu a culminância dos festejos do seu padroeiro com a celebração da Solenidade da Epifania do Senhor. A programação reuniu fiéis no ginásio municipal, onde foi celebrada a missa solene, seguida de procissão, momento devocional e queima de fogos.
A Epifania do Senhor é uma das solenidades centrais do calendário litúrgico da Igreja Católica e recorda a manifestação de Jesus Cristo a todos os povos. Em Piatã, a celebração foi marcada por forte participação popular, expressões da religiosidade, oração comunitária e vivência da fé que fazem parte da identidade religiosa do município.
A missa solene foi presidida por Dom Vicente Ferreira, bispo diocesano, e contou com a presença de padres da região, lideranças pastorais e fiéis de diversas comunidades da paróquia. Durante a celebração, a comunidade também viveu um momento significativo com a apresentação de Joedson Pereira, jovem da comunidade de Vereda das Tábuas, que ingressará, este ano, no seminário propedêutico da Diocese. Em sinal de acolhida e comunhão, toda a assembleia rezou uma Ave-Maria por sua caminhada vocacional.
Ao refletir sobre a importância dos festejos dos padroeiros para a vida da Igreja, Dom Vicente destacou que esses momentos fortalecem a fé, a comunhão e o compromisso missionário do povo de Deus.
“É ocasião importante para ouvir a Palavra de Deus, reforçar os laços com a comunidade de fé e se comprometer com a missão de ser sal e luz no mundo. Na Diocese, cada ano, temos a Carta Pastoral do bispo, com um itinerário sobre alguma temática importante. Em 2026, abordamos Ser Igreja Sinodal a serviço da justiça e da paz. Além do louvor e dos sacramentos, os festejos dos padroeiros são oportunidades ímpares para a formação”, afirmou.
Dom Vicente também ressaltou que a dimensão festiva, cultural e simbólica das celebrações, como a arte, as procissões e as expressões da religiosidade popular, anima as comunidades a enfrentarem com esperança os desafios do cotidiano da missão cristã.
O bispo diocesano deixou ainda uma mensagem ao povo de Piatã, convidando a comunidade a permanecer firme na fé, no cuidado com a criação e na caminhada fraterna da Igreja.
“Que continuem olhando sempre para a luz que brilha na manjedoura. Que a Igreja situada no coração da Chapada seja cuidadora das comunidades e de toda a criação. Que nenhum projeto de morte destrua essa arquitetura natural divina. E, como irmãos e irmãs, andemos juntos em direção ao Reino de Deus, que é de justiça e paz”.
A Festa do Senhor Bom Jesus reafirma, ano após ano, a força da fé popular em Piatã, fortalecendo os laços comunitários e mantendo viva uma tradição que atravessa gerações, alimentando a esperança e o compromisso cristão no coração da Chapada Diamantina.
Texto e Fotos: PASCOM Piatã






























Comentários