Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Tanhaçu, BA
- dioceselivramento
- 30 de jul.
- 2 min de leitura

Na quarta-feira, 30 de julho, a Paróquia de Tanhaçu celebrou com grande fervor a festa de sua padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante os dias que antecederam a festa, o novenário teve como inspiração a temática proposta na Carta Pastoral do nosso Bispo Diocesano, Dom Vicente de Paula Ferreira: “Ecologia Integral: um caminho de esperança e cuidado da casa comum.”
O dia festivo teve início com a tradicional alvorada pelas ruas da cidade, marcando o despertar da comunidade neste dia festivo. O ponto alto da festa foi a Missa solene, realizada no espaço do Centro Educacional de Tanhaçu, precedida pelo translado do andor com a imagem da padroeira.
A celebração eucarística foi presidida por Dom Vicente, concelebrada por Dom Corrado, o pároco Pe. Paolo Salatin e outros sacerdotes da Diocese.
Na homilia, Dom Vicente iniciou sua pregação refletindo sobre o Evangelho das Bodas de Caná, destacando a atualidade do texto. Ainda hoje nos falta o vinho, a alegria, e por isso vivemos desorientados. Maria, ontem e hoje, nos aponta o caminho: "Fazei tudo o que Ele vos disser.’”
O bispo também reforçou a importância da Ecologia Integral, conforme proposto na Carta Pastoral, fazendo um apelo ao cuidado com a Casa Comum e a valorização da criação de Deus.
Ao final da homilia, Dom Vicente chamou a atenção para o simbolismo da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: o Menino Jesus, assustado com a dor e a morte, salta nos braços da Mãe, deixando cair a sandália. É o colo de todos aquele que, por acolherem o Reino de Deus, acolhem também as pessoas mais necessitadas.
Encerrada a celebração, os fiéis seguiram em procissão pelas ruas do centro da cidade, conduzindo a imagem da padroeira até a Igreja Matriz, onde os paroquiais cantaram o hino da padroeira, como encerramento dos festejos.
Texto e Fotos - Pascom da Paróquia de Tanhaçu
Comentários