Festa de Nossa Senhora do Livramento - Padroeira Diocesana
- dioceselivramento
- 18 de ago.
- 2 min de leitura

Entre os dias 6 e 15 de agosto, a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento (Catedral) viveu, intensamente, a novena em preparação para a grande solenidade da Assunção de Nossa Senhora.
Foram dias de profunda espiritualidade, nos quais os paroquianos puderam refletir sobre temas essenciais para a vivência da fé cristã. Cada celebrante contribuiu, de maneira singular, conduzindo os fiéis à reflexão proposta pela Carta Pastoral deste ano: “Ecologia Integral: um caminho de esperança e cuidado da Casa Comum.”
A cada noite, o clima festivo se intensificava com a presença dos padres da diocese, organizados segundo os vicariatos, promovendo momentos de convivência fraterna e enriquecedora troca de experiências com o Povo de Deus.
A quarta noite destacou-se pelo expressivo número de fiéis das comunidades da Catedral, ocasião em que se celebrou o Jubileu das Comunidades (CEBs). A celebração contou com a presença de Dom Vitor Agnaldo de Menezes, da Arquidiocese de Vitória da Conquista, que presidiu solenemente a novena.
No dia 13, a comunidade recebeu com alegria o Bispo de Jequié, Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, que presidiu, pela primeira vez, uma noite da novena em honra de Nossa Senhora do Livramento. Nesta ocasião, foi celebrado o Jubileu da Caridade, marcado pela generosidade de inúmeros fiéis, que realizaram doações destinadas às instituições de caridade do município.
Na véspera da solenidade, Dom Vicente de Paula Ferreira presidiu a celebração, incentivando os fiéis a participarem com fervor do grande dia festivo. Após a novena, aconteceu o tradicional leilão beneficente, momento de confraternização e de muita alegria.
O 15 de agosto amanheceu em clima de júbilo. A cidade despertou ao som da alvorada e da queima de fogos na praça Dom Hélio Paschoal. Às 7h, foi celebrada a primeira Missa do dia, presidida pelo bispo emérito, Dom Armando Bucciol, diante de uma multidão que lotou a Catedral, transbordando o espaço físico. Após a celebração, realizou-se o tradicional Giro da Bandeira, gesto marcante da devoção local.
Às 10h, teve lugar a Missa Solene, presidida pelo bispo diocesano, Dom Vicente de Paula Ferreira, com a presença dos padres, diáconos e seminaristas da diocese e de um expressivo número de fiéis, que deram ainda mais beleza e solenidade ao momento celebrativo.
A programação encerrou-se com a procissão, que saiu, às 17h, da frente da Catedral, conduzindo o andor da padroeira pelas principais ruas da cidade. Uma multidão acompanhou a imagem de Nossa Senhora do Livramento, num testemunho vibrante de fé e devoção, que emocionou, profundamente, todos os participantes. As festividades foram concluídas com a Adoração e a Bênção do Santíssimo Sacramento, coroando este tempo de graça e fé.
Texto- Comunicação diocesana
Fotos - Pascom da catedral
































































Comentários