DIOCESE DE LIVRAMENTO DE NOSSA SENHORA REALIZA ROMARIA À GRUTA DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS EM ITUAÇU, BA
- dioceselivramento
- 20 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de jul.

Neste Ano Jubilar, tempo de graça e renovação espiritual, a Diocese de Livramento de Nossa Senhora – BA, realizou no último dia 20/07/2025, uma profunda experiência de fé e devoção, peregrinando em romaria até a Gruta do Sagrado Coração de Jesus, em Ituaçu. Com os corações contritos e pés firmes na estrada da esperança, um grande número de fiéis trouxeram consigo as intenções do povo de Deus, as dores e alegrias da vida, e o desejo ardente de conversão e comunhão.
A Gruta da Mangabeira, silenciosa e sagrada, acolheu cada peregrino como um altar natural da misericórdia divina. Ali, diante do Sagrado Coração de Jesus — fonte inesgotável de amor, compaixão e perdão — foi realizada a oração do terço, a santa missa presidida pelo bispo diocesano Dom Vicente e concelebrada por Dom Corrado e um bom número de padres diocesanos. Houve também momento para confissões, oficio de Nossa Senhora e a benção com o Santíssimo Sacramento.
Além destes atos religiosos, houve um momento cultural, partilha das refeições e muita animação com o grupo de jovens da Paróquia de Piatã. A romaria teve um caráter ainda mais especial, pois foi vivida no contexto jubilar, tempo privilegiado de indulgência, reconciliação e crescimento na santidade. Na sua fala, Dom Vicente, fazendo alusão à Carta Pastoral Ecologia Integral um caminho de esperança e cuidado da casa comum, chamou a atenção dos romeiros para cultivarem cada vez mais sentimentos de zelo e cuidado para com as coisas criadas e deixadas por Deus, para o bem da humanidade.
Enfim, cada passo da romaria foi expressão de uma Igreja em saída, missionária e orante. Cantos, terço, partilhas e celebrações marcaram a jornada, fortalecendo os laços de fé esperança nestas terras do Sertão e da Chapada Diamantina, da Diocese de Livramento de Nossa Senhora. Como afirmou Dom Vicente, essa é “a gruta do meu coração”.
Texto – Padre Ademário
Fotos - Pascom da paróquia do Bom Jesus de Barra da Estiva














































Comentários