Conselho Pastoral Diocesano (CPD).
- dioceselivramento
- há 1 dia
- 2 min de leitura

Nos dias 07 e 08 de fevereiro, realizou-se, no Centro Diocesano, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, o Conselho Pastoral Diocesano (CPD). Foi um momento significativo para a avaliação da caminhada pastoral de nossa Diocese e para o fortalecimento da comunhão entre as pastorais, movimentos e lideranças.
O encontro teve início às 9h, com a oração das Laudes, expressão da espiritualidade que sustenta a missão da Igreja. Em seguida, Dom Vicente acolheu todos os participantes, ressaltando a importância do CPD como espaço de escuta, partilha e discernimento pastoral.
Dando continuidade à programação, foi entregue aos participantes uma cópia do Estatuto do CPD, documento que havia sido avaliado e aprovado no encontro anterior, reforçando o compromisso com a organização e o bom funcionamento do Conselho.
Na sequência, evidenciou-se o avanço da Diocese em suas propostas pastorais. O padre Ademário apresentou o projeto diocesano “Cáritas: um amor que se transforma em ação”, destacando seus objetivos, entre os quais estão a promoção da dignidade humana, o combate à pobreza, à fome e às desigualdades sociais, a atuação em situações de emergência e calamidade, o incentivo à organização popular e à economia solidária, além da defesa dos direitos humanos e da justiça social. Depois dessa colocação, Dom Vicente anunciou a criação da Cáritas Diocesana.
Ainda dentro da reflexão pastoral, o padre Antônio Carlos, assessor da Pastoral do Dízimo da Diocese, abordou a importância do dízimo e dos projetos em elaboração para fortalecer a caminhada conjunta das paróquias. Em sua fala, ressaltou o dízimo como dimensão missionária, compreendido como uma pastoral que pastoreia e vai ao encontro das pessoas. Esse tema foi aprofundado nas partilhas em grupos, organizados por vicariatos, nas quais os leigos refletiram sobre a conscientização do dízimo como um processo planejado, contínuo e evangelizador. Também foi realizada uma avaliação sobre os vicariatos e escolhidos seus vigários.
No período da noite, o encontro foi enriquecido com a apresentação da Campanha da Fraternidade (CF), conduzida pelo padre Max e pelo diácono Douglas. O tema apresentado foi “Fraternidade e Moradia: Ele veio morar entre nós”, convidando à reflexão sobre a realidade social e o compromisso cristão com a dignidade da moradia.
No segundo dia, as atividades foram iniciadas com a celebração da Santa Missa, seguida do café da manhã. Em clima de fraternidade, os participantes retomaram os trabalhos, dando início às falas das pastorais e movimentos diocesanos.
Nesse momento, cada representação teve a oportunidade de apresentar um esboço do planejamento para o ano de 2026. Contribuíram com esse momento Irmã Helena (COMIDI), padre José Aparecido (CEBES), Wanderson (RCC), padre Marcos (Pastoral Vocacional e Juventude) padre Pablo (Comissão Patrimonial e ETEL), padre José Adriano (Pastoral da Comunicação) e padre Max (responsável pelas campanhas).
Encerrando o encontro, Dom Vicente agradeceu a presença e o empenho de todos, conduziu a oração da Ave-Maria e despediu-se dos participantes.
Texto e fotos: Comunicação diocesana






































Comentários