A formação inicial à Vida Presbiteral

Os Encontros Vocacionais

O primeiro passo é o acompanhamento nos Encontros Vocacionais. Realizado em cinco etapas durante o ano, o encontro tem o objetivo de conduzir o jovem a um correto discernimento a respeito de sua vocação. A pastoral vocacional promove nesses encontros momentos de reflexão e oração, aprofundando não apenas a vida presbiteral diocesana ou religiosa, mas, sobretudo, a vocação à vida cristã. Os jovens que se sentem chamados a seguir o caminho de formação à vida presbiteral são acompanhados por mais um ano, num processo de aprofundamento da vida presbiteral diocesana.

O Propedêutico

Após o discernimento vivenciado nos encontros vocacionais, a formação à vida presbiteral diocesana tem início no Seminário Propedêutico São José, na cidade de Caetité-Ba. Trata-se de um ano em que o candidato participa de uma série de atividades, cujo objetivo é a formação humana, espiritual, intelectual, comunitária e pastoral.

A Etapa Filosófica

Concluído este tempo propedêutico, o seminarista inicia a formação filosófica que  acontece no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitória em Vitória da Conquista-Ba. Esse período tem a duração de três anos. Além da formação nas dimensões humana, espiritual, comunitária e pastoral, os jovem realizam o estudo universitário da Filosofia.

A Teologia

Concluída a etapa filosófica, o seminarista inicia sua formação teológica. A teologia debruça-se sobre os temas fundamentais da fé e prepara o jovem para um serviço qualificado. A formação teológica acontece na cidade de Belo Horizonte-Mg. Este período tem duração de quatro anos.

Etapa Pastoral

Ao fim do curso de teologia o seminarista, regressando à diocese, é re-inserido na nossa dinâmica pastoral, acompanhando o Bispo diocesano nas diversas atividades pastorais e acompanhando algum padre numa paróquia. Depois de um período satisfatório de pastoral, o candidato recebe da Igreja a Ordenação Diaconal. Após um período satisfatório de vivência do ministério diaconal, o candidato recebe a ordenação presbiteral.

Faça parte da OVM na nossa Diocese!

A OVM é um grupo que ORA e CONTRIBUI com as vocações aos diversos ministério em nossa Igreja. Participando da OVM você estará ajudando muitos jovens a seguirem o caminho de seguimento a Jesus, no serviço à Igreja. Procure esse grupo em sua paróquia e faça parte dessa família de oração pelas vocações!