Simpósio: Cristãos Leigos na igreja e no mundo de hoje

Na alegria do reencontro, foi realizado neste último final de semana (21,22/07) em Livramento de Nossa Senhora, o Simpósio: Cristãos Leigos na igreja e no mundo de hoje, com os ex-alunos da Escola de Teologia para Leigos (ETeL) de nossa diocese. Impulsionado pelas reflexões do Ano Nacional do Laicato cerca de 100 pessoas participaram das plenárias. Sobre a ETeL foram analisados dados da escola e avaliações feitas pelos ex-alunos desde a primeira turma em 2005 até a última (formada em dezembro de 2017).

O encontro abordou o tema do Ano do Laicato de forma enfática, colocando o leigo como "Sal da Terra e Luz do Mundo" (Mt 5, 13-14), salientando o dever e a importância da presença deste em âmbitos de nossa realidade social e eclesial, diante de problemáticas como sistemas político e judiciário, defendendo os direitos humanos e sendo testemunhas do Santo Evangelho em todos os lugares, ademais foi refletido também sobre a teologia do Laicato no Espirito do Concílio Vaticano II e da Igreja latino americana. Para explanação destes conteúdos foram realizados palestras, debates e, com maior atenção uma mesa redonda, que contou com a presença de nosso bispo Dom Armando Bucciol, do Diácono Permanente Luciano Santana (Arquidiocese de Vitória da Conquista), da Jurista Italiana Paola Ortolan, do Pe. Gonçalo Aranha e representando os leigos da diocese, a professora Adélia Altina S. Fagundes, da Paróquia de São João Batista de Dom Basílio e o Sr. Paulo Sérgio Santos Andrade, da Paróquia de Nossa Senhora do Alívio de Ituaçu.

Veja as fotos aqui

e assista o vídeo de apresentação do Simpósio: