SEMANA SANTA NA PARÓQUIA DE ABAÍRA

Em comunhão com toda a Igreja, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde com suas respectivas comunidades, celebraram e viveram fervorosamente a Semana Santa; quando o Filho do Homem chega à Jerusalém sendo aclamado, passando pela Vigília Pascal e testemunhando suas chagas até o momento triunfal da ressurreição.
Iniciando com o Domingo de Ramos, em um momento de festividade e oração, recordando a entrada  de Jesus montado em cima de um jumentinho, sendo recebido com ramos de oliveira pelo povo simples que o aplaudia como “Aquele que vem em nome do Senhor”.
Comunidades: Pontes e Matriz
Após a celebração da Santa Missa na Matriz, realizou-se na Praça de Eventos Edmundo Oliveira, a Encenação da Paixão de Cristo composto por membros da Igreja, que protagonizaram e transmitiram ao público toda emoção do sofrimento de Jesus. Durante toda apresentação, foi possível observar o sentimento que tomava conta do público presente.
Na segunda-feira (26/03) realizou-se na Igreja Matriz, a entrega das imagens. Os homens foram para a Rua do Colégio, com o ícone do Senhor dos Passos; enquanto as mulheres partiram em direção ao Alto do Bonfim, com o ícone de Nossa Senhora das Dores.
Na terça-feira (27/03), na Matriz durante a tarde, celebração da Unção dos Enfermos.
Na quarta-feira (28/03), aconteceu o retorno das imagens para à igreja Matriz. Os homens com o ícone de Nosso Senhor dos Passos, saíram da casa de Edilson Novais na Rua do Colégio, enquanto as mulheres com o ícone de Nossa Senhora das Dores, da casa de Marlúcia Flora no Alto do Bonfim.
Na quinta-feira(29/03), iniciou o Tríduo Pascal com a celebração da Ceia do Senhor, onde foram recordados e representados os gestos de Jesus na última ceia com seus apóstolos. Logo após, iniciou-se a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Comunidades: Catolés, Matriz, Ouro Verde e São José.
Na madrugada de sexta-feira, pelas ruas das comunidades Matriz e Pontes, realizou-se a Via-Sacra. Saindo ás 05h da manhã, relembrando todos os sofrimentos de Jesus, durante as quinze estações. Durante toda a manhã e tarde, a Igreja Matriz esteve aberta para a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Comunidades: Matriz, Ouro Verde e Pontes
Na tarde de sexta-feira, aconteceu a Ação Litúrgica Solene da Paixão e Morte do Senhor. Logo após, procissão pelas ruas, com a imagem do Senhor Morto.
Comunidades: Catolés, Ouro Verde e Matriz
Finalizando o Tríduo Pascal, no sábado, a solene Vigília Pascal.
Comunidades: Cafundó, São José, Pontes, Ouro Verde e Matriz
Finalizando no domingo, com a Celebração da Páscoa e Ressurreição do Senhor.
Comunidades: Matriz, Mocó e Pontes.
Para mais fotos e informações, Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Abaíra no Facebook.