Retiro do Clero Diocesano em 2018

Jesus ordenou aos discípulos que entrassem na barca, sozinhos… (Mt 14,22)

Com essa motivação, Dom Estevam – Bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador – iniciou o retiro espiritual dos Padres da Diocese de Livramento, acontecido na cidade de Rio de Contas. Os exercícios espirituais começaram no dia 05/03, orientado pelas reflexões de D. Estevam. O pregador convidou os participantes a rezar o Ministério Presbiteral, dando enfoque sobretudo às alegrias que ele proporciona. Cada momento foi vivido com sobriedade e profundidade num clima fraterno entre todos.

O retiro encerrou-se no dia 09/03 com a meditação do pregador, seguida da Celebração Eucarística que contou também com a participação do Bispo Diocesano, D. Armando. Na conclusão, D. Estevam convidou os presbíteros a “não ter medo de ser o que é”, isto é, não temer assumir a missão e as responsabilidades que o ministério comporta. Abastecidos espiritualmente, os padres retornaram às suas paróquias para continuarem seus trabalhos.