Primeira Reunião do Conselho de Pastoral Diocesano de 2018

Nos dias 23 a 25 de fevereiro, aconteceu no Centro Diocesano de Livramento de Nossa Senhora o primeiro encontro do Conselho de Pastoral Diocesano do ano de 2018. Este momento eclesial marca positivamente a caminhada diocesana, conduzindo leigos, padres, religiosos e religiosas a refletirem a ação pastoral, propondo sugestões diante das exigentes realidades de nossas comunidades.

Algumas pautas do encontro foram: programação anual das atividades pastorais em nível diocesano e em nível de vicariato; organização da vivência do Ano do Laicato, com a propostas de encontros e celebrações; apresentação dos resultados da ampliada das CEB's. O CPD promoveu, ainda, uma formação sobre a Campanha da Fraternidade com a assessoria do Diác. Luciano e do Juiz Dr. Reno – ambos da Arquidiocese de Vitória da Conquista. Na ocasião do Encontro, D. Armando apresentou o esboço do novo projeto pastoral para o quadriênio 2018-2021 que está em fase de finalização e será iniciado juntamente com a nova carta pastoral.

A proposta, neste primeiro ano, é trabalhar a dimensão missionária inspirados em personagens bíblicos. Por isso, o Bispo convidou todos do Conselho, desde já, a assumir uma postura missionária e evangelizadora, marcando presença sobretudo nos bairros mais afastados das cidades e naquelas regiões menos assistidas. Convidou, sobretudo, os leigos a um protagonismo maior na evangelização.

O último dia do encontro, domingo, foi marcado com a celebração eucarística, na catedral. Na ocasião o seminarista Adriano, que concluiu a teologia em 2017, foi admitido às ordens sacras, um primeiro passo na caminhada para recepção dos ministérios.