ENCONTRO PAROQUIAL DE CATEQUESE EM ABAÍRA

Aconteceu neste domingo, dia 07 de janeiro de 2018, o primeiro Encontro Paroquial de Catequese deste ano na Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Abaíra, onde reuniram-se as catequistas de várias comunidades.

O encontro teve início às 08h da manhã com a oração das Laudes – Liturgia das Horas, seguiu com o hino oficial do laicato 2018 e prosseguiu ainda com a apresentação do tema a ser trabalhado: “O Encontro de catequese,” propriamente dito, tema escolhido com o objetivo de conhecer a diversidade dos encontros de catequese da paróquia, propor sugestões e inovações, de acordo com o que orienta a Igreja nos documentos: Diretório Nacional de Catequese e Iniciação à Vida Cristã, Itinerário para Formar Discípulos Missionários - CNBB, afim de ajudar diretamente o catequista, em seu trabalho pastoral.

Devido o tema, houve uma boa partilha por parte das catequistas, que puderam expor suas dificuldades e sucessos e todos juntos se enriqueceram com as diversas experiências compartilhadas.

A formação deu-se em particular sobre o ambiente do encontro, inserindo nele elementos de beleza e arte para facilitar uma catequese mais celebrativa, bela e encantadora, promovendo, como orienta a Igreja o “crescimento da fé mediante a beleza e arte”ultrapassando o conceito de cursinho e se estabelecendo como experiência e vivência da fé, para estreitar os vínculos com a liturgia, para enfim, alcançar o objetivo da catequese que é promover e facilitar o encontro  com Jesus Cristo, guiados pelo que diz o documento 107 da CNBB: “A arte e a beleza dos templos são meios capazes de anunciar o amor e a bondade do Criador nos mistérios de Cristo.”

Sabe-se que a mudança ou um maior empenho no preparo do ambiente catequético não é o suficiente, mas o início de uma catequese mais mistagógica. É preciso, aos poucos, fazendo algumas mudanças e renovações, por hora, foi esta a proposta, além de abrir os trabalhos de catequese deste novo ano, rezaram juntas e ouvimos uma pequena, mas sábia, fala do pároco Pe. Marcelo que nos abordou a seriedade e as exigências de uma boa catequese.

Depois de algumas sugestões e orientações dadas pela coordenadora de catequese paroquial, Juliana, assim como de todos os presentes, o encontro foi encerrado com a proposta dos próximos trabalhos serem realizados nas comunidades e com as famílias dos catequisandos.

Encerrou-se o encontro, pedindo a Maria, sua intercessão e à Trindade Santa, a sua bênção.