TERCEIRO DIA DE VISITA PASTORAL EM DOM BASÍLIO

De volta à sede da Paróquia, Dom Armando visitou o hospital, onde conversou com pessoas internadas e promoveu com as mesmas um momento de oração.
Em Itapicuru, no Centro Educacional São Gaspar Bertoni, Dom Armando se encontrou com os professores, na manhã desta quarta feira, dia 04. O momento foi aberto pelo secretário municipal de educação, Antônio Silva Lima, que dirigiu ao Senhor Bispo uma mensagem de boas vindas. Estando presentes, aproximadamente, 140 profissionais da educação, o tema ética e cidadania foi discorrido por Dom Armando no tempo aproximado de 40 minutos, após o que foi aberta a possibilidade de perguntas, complementos e questionamentos. Com cordialidade, houve algumas intervenções e o encontro foi encerrado com homenagens a Dom Armando, pela ocasião do seu aniversário natalício, ocorrido no último dia três.
À tarde, por volta das 15 horas, no antigo clube social, houve o encontro com profissionais da
saúde, sendo a ocasião encabeçada pelo respectivo secretário Valmor Santos Félix. Partindo de Mc 1,29-34, Dom Armando abriu conversa, recordando aos presentes que lidar com a saúde é procurar, a todo o custo, recuperar pessoas na totalidade do seu ser e não apenas curar doenças. Sobre a saúde preventiva, ele, mais uma vez, insistiu na importância da conscientização acerca de problemas que afetam diretamente a saúde em Dom Basílio, nomeadamente o uso indiscriminado de agrotóxicos, não uso do capacete por parte dos motociclistas e consumo de bebida alcoólica, sendo esta uma prática dos jovens, cada vez mais cedo. Em complemento à fala do Bispo, profissionais expuseram dificuldades concretas como a falta de recursos oriundos dos governos estadual e federal para atender a população, o que é resolvido com recursos próprios municipais. O secretário de saúde manifestou sua preocupação com doenças tidas por extintas na região que estão voltando, tais como tuberculose e hanseníase. Ao fim do encontro, que contou com a presença de oitenta profissionais da área, Dom Armando recebeu presentes e teve a oportunidade de conhecer uma unidade de saúde da família e seus diversos setores.
Às 17 horas, na igreja matriz, foi celebrada a santa Missa com Unção dos Enfermos e, às 19:30, foi iniciada a visita ao setor 08 da Paróquia, formado pelas comunidades Abelhas, Alagoas, Fundão, Gameleira, Mata e Valentim. Lá, por primeiro, Dom Armando deu uma palestra a partir do que ele chama de tripé de identificação e sustentação de uma comunidade, ou seja: Palavra, Liturgia e Caridade. Por volta das 20:30 foi iniciada a santa Missa e depois desta foi realizado atendimento às confissões, por Dom Armando e pelo padre Rinaldo. Mais fotos!