EM DOM BASÍLIO FOI INICIADA A PRIMEIRA VISITA PASTORAL

Ansiosamente aguardada, teve início na tarde deste domingo, 02 de julho, a primeira Visita Pastoral de Dom Armando à Paróquia de São João Batista de Dom Basílio.
À entrada da cidade, o padre Rinaldo, acompanhado de irmão Edmundo, o vice-prefeito de Dom Basílio e sua esposa, secretariado do governo municipal, demais autoridades e numerosos fiéis recepcionaram o Bispo, que também foi saudado com palmas, vivas e dobrados executados pela Lira dos Artistas de Rio de Contas. Após os devidos cumprimentos, o cortejo avançou pela Avenida Sete de Abril até a igreja matriz. Enquanto percorria a avenida, Dom Armando cumprimentou todos os idosos e enfermos acomodados em frente às suas casas.
No adro da matriz, foi presidida a Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, como é facultado à Igreja no Brasil. Visivelmente emocionado, após a saudação inicial, o padre Rinaldo saudou Dom Armando, manifestando a alegria dos dombasilienses em acolhê-lo, como também lhe apresentou a situação da Paróquia de São João Batista de Dom Basílio e do Município, pela ótica da Paróquia. Ao proferir a homilia, Dom Armando, tomando as leituras bíblicas proclamadas, falou da importância dos Santos Pedro e Paulo para a vida da Igreja, incentivou os fiéis à oração pelo Papa, esclareceu aos presentes que veio não para fiscalizar, mas para ouvir, dialogar, encorajar e consolar a todos, diante dos desafios pastorais que enfrentam nas comunidades, movimentos e pastorais.
Após a Santa Missa, no antigo clube social, foi realizada a reunião com o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP). Na ocasião, Dom Armando falou acerca das “Pastorais indispensáveis”, nomeando-as como sendo Catequese, Liturgia e Caridade, sem as quais uma paróquia não se sustenta enquanto tal, segundo ele. Alguns dos presentes complementaram as reflexões a respeito, fizeram perguntas ao Bispo e puderam, também, expor suas alegrias, esperanças, preocupações e angústias do dia a dia nas comunidades.
Ao término da reunião foi servido um lanche aos presentes e passada a programação do dia seguinte.