Encontro de Liturgia do Vicariato Nossa Senhora do Livramento

Membros dos grupos de Pastoral Litúrgica das paróquias da Catedral, de Dom Basílio e de Rio de Contas compareceram na manhã do último domingo (11/06), no Centro Diocesano, para uma reunião com o assessor, Pe. Weverson. Num clima de conversa e partilha, todos puderam relatar suas experiências, alegrias, expectativas e desafios. Foi feita explanação do tema “Pastoral Litúrgica”, levantamento da realidade de cada comunidade e uma oficina de preparação da Celebração.
É uma proposta e esforço de nossa diocese, como atitude concreta do ano II do Projeto “A caminho do Jubileu da Diocese”, que nas paróquias e comunidades constituam-se e atuem equipes estáveis de Pastoral Litúrgica, distintas das equipes de celebração, que, assessorando estas últimas, “ocupem-se da preparação, realização e avaliação das celebrações, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial das comunidades, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem os frutos espirituais” (Guia Litúrgico-Pastoral, CNBB).
Tanto em nível diocesano como paroquial e comunitário, a proposta ainda está dando os primeiros passos. Porém, onde estes pequenos passos iniciais foram dados, nota-se clara melhoria na vivência das celebrações e constata-se sempre mais a necessidade da atuação da Pastoral Litúrgica e sua eficácia. Naqueles que lá estiveram, é perceptível o amor pela Liturgia e a disponibilidade para continuarem se formando e servindo.