51ª DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

No dia da Solenidade da Ascensão do Senhor, a Igreja comemora o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Para essa ocasião, o Papa escreveu uma bela mensagem, cujo tema é “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5): comunicar esperança e confiança, no nosso tempo. Papa Francisco convida todos a “uma comunicação construtiva, que, rejeitando os preconceitos contra o outro, promova uma cultura do encontro por meio da qual se possa aprender a olhar, com convicta confiança, a realidade”. 

Essa cultura do encontro, segundo o pontífice, é possível quando nossos meios de comunicação romperem com ciclo das notícias ruins que apresentam o mal como protagonista da história, gerando medo e fechamento. Impregnando os meios de comunicação com a boa notícia, que é – para nós cristãos – o próprio Cristo, tornamo-nos comunicadores de esperança e confiança. 

Essa mensagem é inspiradora para nossa sociedade brasileira, bombardeada nos últimos tempos com tantas notícias de corrupção, violência, impunidade que tentam nos fazer desacreditar de nossa nação. Não podemos ignorar essa triste realidade, mas não podemos focar o olhar apenas aí. Há um caminho a percorrer, há esperança. Que os meios de comunicação se interessem por propagar essa mensagem de esperança e confiança. E cada um de nós saibamos valorizar esses sinais positivos que, apesar de tímidos, estão presentes em nossa realidade.

Leia a mensagem do Papa na íntegra: “Não tenhas medo, que Eu estou contigo” (Is 43, 5): comunicar esperança e confiança, no nosso tempo.