SEMANA SANTA EM ABAÍRA

A Paróquia de Nossa Senhora da Saúde de Abaíra,
viveu uma semana Santa de fé. No dia (09), deu início a abertura da semana com a solenidade do Domingo de Ramos, marco triunfal da  entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho, onde os filhos Hebreus o acolhia com Ramos. No dia seguinte, a comunidade cristã fez a entrega dos ícones das imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor  dos Passos, em duas procissões, os homens levaram  a imagem para o bairro Moreira e as mulheres para o bairro Lafaiete. Na tarde de terça, aconteceu a celebração com enfermos, Pe. Marcelo Pires presidiu a Santa Missa e deu a unção dos enfermos aos impossibilitados de irem a igreja semanalmente e ungiu a todos os cristãos ali presentes. Na noite de quarta, foi o dia de meditar as dores de Nossa Senhora, e as cinco palavras de Jesus na cruz , fazendo o encontro em frente a Igreja Matriz.
Solenidade da Instituição da Eucaristia, " Santa Ceia", a Santa Missa foi presidida pelo pároco, na quinta feira, onde refletiu o momento em que Jesus reúne os doze, lava os pés e faz a instituição da Eucaristia. Sexta, às 5 hs da manhã, teve a via- sacra pelas ruas da cidade, meditando assim todo o caminho  que Jesus percorreu até o calvário. Assim, os fiéis se recolheram na igreja durante todo o dia para um momento de profundo silêncio e adoração. Havendo assim, às 15 hs da tarde, a paixão do Senhor, celebração da morte de Cristo, e após teve a procissão com o Senhor Morto.
Às 19:00 hs do sábado, os fiéis cristãos se reuniram no bairro Lafaiete, onde aconteceu a benção do fogo e acendeu o Círio Pascal, logo após todos desceram em procissão silenciosa para a Matriz, onde percorreu a Solenidade da Vigília Pascal, Jesus vence a morte, é a luz que brilha em meio às trevas. Cinco crianças receberam o sacramento do batismo, e 12 crianças o sacramento da 1° Eucaristia.
E no domingo foi dia da ressurreição do Senhor, às 8 hs, a santa Missa aconteceu, tendo no final um momento de louvor proclamando que Cristo venceu a morte e, vive entre nós o Cristo ressuscitado que vive e reina pelos séculos sem fim. E teve um café partilhado de páscoa.

A comunidade cristã, com um fervoroso número de fiéis, vivenciou a Semana Santa com muita fé e devoção, acompanhando o sofrimento de Jesus, a morte e ressurreição.