DIOCESE DE LIVRAMENTO APOIA CAPACITAÇÃO DE BRIGADAS VOLUNTÁRIAS DE INCÊNDIO FLORESTAL

Realizou-se em Ouro Verde, comunidade da Paróquia de Nossa Senhora da Saúde de Abaíra, um Curso de Formação e Capacitação de Brigadas Voluntárias de Incêndio Florestal que atende a Ouro Verde – Abaíra, e também Rio de Contas.
Este treinamento foi executado pelo 11º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, através da operação “Bahia Sem Fogo” nos dias 30 de março a 01 de abril.
Esta atividade foi ofertada pela Associação de Brigadistas Guardiões da Chapada com recurso doado pela Diocese de Livramento de Nossa Senhora, na pessoa de seu Bispo Dom Armando Bucciol e todo o conselho financeiro da mesma, recurso este, conseguido com a Campanha da Fraternidade 2016 que refletiu sobre o cuidado com a natureza, nossa casa comum, cujo tema foi “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). Disponibilizado ao Projeto Independente Verde é Vida, criado de forma ecumênica pelas leigas católicas da diocese, Juliana, Joseane e Andréa. Com o objetivo de formar “Uma população autônoma e crítica em saúde socioambiental, conhecedora tanto dos seus direitos e deveres em saneamento básico quanto da conservação e proteção ambiental”
Neste curso, 27 brigadistas foram capacitados com instruções sobre legislação ambiental, primeiros socorros, organização de brigada e incêndio florestal, sendo muito bem preparados para esta missão bela e árdua que é proteger a natureza, sobretudo de incêndios tão freqüentes na Chapada Diamantina.
Foram dias de muito conhecimento e fraternidade, uma verdadeira experiência de partilha e amor à Casa Comum.
A “Guardiões da Chapada” agradece imensamente a todos que colaboraram com este treinamento, especialmente à Diocese de Livramento Nossa Senhora pelo apoio e confiança. Que Deus abençoe a todos!
                                                                                                         Juliana Carlos Oliveira Barbosa.
Confiras as fotos!