Chamados para Servir e Amar

Todos nós fazemos a experiência do chamado, desde a nossa infância até a nossa velhice. O chamado é algo constante na vida de qualquer individuo.  O que não podemos ignorar e, que muitas vezes não é tão notável, é o fato de primeiramente sermos chamados por Deus.  Somos chamados ao dom da vida, não para uma existência vazia e sem sentido, mas para uma vida feliz, uma vida iluminada por seu amor. Ele chama pelo nome, pois, desde sempre nos conhece, o que demostra o quanto somos amados por nosso criador.
Todo chamado é direcionado á alguém, não se chama ao acaso, ao realizar um chamado, temos sempre em mente o objetivo, o motivo pelo qual realizamos o chamado. Com deus, autor da Vida, não é diferente, ele nos chama para servir e amar.
Ao contrário, do que muitos pensam o chamado de Deus é abrangente e único ao mesmo tempo, não há uma só pessoa na face da terra que não seja chamada por Deus. O chamado pressupõe uma resposta, que tanto pode ser positiva quanto negativa, pois, antes de tudo, somos livres. Liberdade que nos é dada por Deus, para que possamos trilhar nosso caminho, porém, ele nunca se cansa de chamar.
Percebemos que este chamado não é estático, mas perdura durante toda a nossa vida, caracteriza-se como chamamento, ou seja, um contínuo desejo de Deus de nós ter ao seu lado. Talvez esteja se perguntando, se Deus me chama a todo momento, porque é tão difícil ouvir seu chamado?
Acontece que estamos preocupados com tantas outras coisas, com aparências, rodeados de tanto barulho, que não conseguimos ouvir a Deus. São tantos chamados que nos confundem e não sabemos qual caminho escolher, uma atitude é imprescindível a quem deseja escutar o chamado: Escutar. Não estamos falando do simples ouvir, mas de escutar com o coração, no silêncio profundo, com este proposito.
O Deus que chama, alimenta este chamado, por mais que nos pareça difícil escutar e seguir sua voz, responder sim ao seu chamado, não devemos nos esquecer  que Ele sempre estará ao nosso lado, alimentando esta chama, impulsionando e nos iluminando.

Deus nos chama a amar e servir, todas as vocações no fundo remetem a esta vocação, ao serviço do próximo, à Santidade. Que a Virgem Maria, vocacionado do pai, nos ensine a dizer Sim, ao projeto de amor do nosso Deus.

Sem. Alisson Caires