Santíssimo Sacramento celebrado em Rio de Contas

A Palavra do Deus vivo / transformou o vinho e o pão / no seu sangue e no seu corpo
para a nossa salvação. / O milagre nós não vemos, / basta a fé no coração.

A cidade de Rio de Contas, em cada canto e recanto, se ornou pra louvar o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, padroeiro da paróquia e do munícipio. O grande dia solene foi precedido por uma belíssima novena, na qual refletiu-se temas ligados ao Ano da Fé, ao Documento da CNBB - “Paróquia Comunidade de Comunidades” - e ao Ano da Crisma, dentro do Projeto Diocesano de Iniciação a Vida Cristã. O grande ponto de tradição, religiosidade e cultura do novenário foi a caminhada luminosa com a Bandeira do Santíssimo pelas ruas, clareadas apenas por lamparinas nas faixadas do casario, e acompanhada pela Lira, na véspera.
O grande dia, quinta-feira de Corpus Christi, teve seu marco com a Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom Armando Bucciol, e concelebrada por padres da Congregação dos Joseleitos de Cristo, responsáveis pela paróquia, dentre eles o Diretor Geral, Pe. Francisco Barbosa; e alguns dos padres de nossa diocese. Os fiéis, numerosos, demonstram toda sua devoção e adoração ao Santíssimo Sacramento. Atentos, ouviram a homilia do bispo, que exortou-os sobre o sentido da celebração: “A festa de hoje visa nos conduzir ao coração do mistério do amor de Deus que enviou o Filho entre nós: Ele nos amou até entregar-se à morte por amor!”. Antes do fim da celebração, Dom Armando, dirigindo-se aos muitos políticos presentes, fez um apelo para que eles não utilizassem da Igreja, nos seus momentos festivos, “com sorrisos plásticos” para apenas exporem suas imagens. E aconselhou que todos se unissem na causa da construção do, mais que necessário anel viário para Livramento, e também no combate a Violência, “que cresce de forma assustadora em nossa região”.

A celebração foi concluída com a transposição da Sagrada Hóstia para o altar, dentro da secular Igreja de Sant’Ana, onde fica exposta para adoração até a Procissão e Benção, que dar-se no fim da tarde. Acompanhe algumas fotos.

Trecho do Hino do Santíssimo e da Cidade de Rio de Contas

Rio de Contas há séculos curvado,
ao Santíssimo se entregou,
e seu povo o adora prostrado,
ante o altar que o passado legou.

Doce Jesus Sacramentado,
guarda teu povo Jesus amado!

(...) Bendizendo teu nome divino,
desde o início de antigas conquistas,
nesta terra te cantam mil hinos,
o martelo e a bigorna do artista.