Missa do Crisma

Refletindo a comunhão dos presbítero com o seu Bispo, e dos fiéis com seus pastores, a Paróquia Bom Jesus de Barra da Estiva acolheu cristãos e cristãs vindos das paróquias para celebrar a Santa Missa do Crisma, ou como é mais conhecida, a Missa dos Santos Óleos e da Unidade. A celebração foi realizada no dia 21 passado, às 19:30h. Os presbíteros renovaram diante do senhor Bispo Dom Armando as promessas sacerdotais e os fiéis foram exortados a rezarem pelos presbíteros e pelo Bispo. Ainda nesta celebração foram abençoados os óleos dos enfermos e dos catecúmenos (do batismo) e, solenemente, foi consagrado o óleo para o crisma. "Com o santo crisma consagrado pelo Bispo, são ungidos os recém-batizados e são marcados com o sinal da cruz os que vão ser confirmados, são ungidas as mãos dos presbíteros e a cabeça dos Bispos, bem como a igreja e os altares na sua dedicação. Com o óleo dos catecúmenos, estes preparam-se e dispõem-se para o Batismo. Por fim, com o óleo dos enfermos, estes recebem alívio na doença". Para esta Missa se congregaram e concelebraram os presbíteros ao redor do nosso Bispo, visto que eles são testemunhas e cooperadores do Bispo, de cujo múnus sagrado participam, na edificação, santificação e condução do povo de Deus. Entoamos um hino de louvor ao Bondoso Deus que nos ofereceu o óleo da alegria dando-nos a graça de participarmos deste momento de oração, de festa e de encontro entre os irmãos e vivenciarmos esta belíssima celebração. Acompanhe as fotos.