Reunião do Conselho Pastoral Diocesano (CPD)

Entre os dias 15 e 17 de fevereiro, reuniu-se, no Centro Diocesano de Treinamento Pastoral, em Livramento de Nossa Senhora, os conselheiros do CPD. O tema que norteou os trabalhos foi o mesmo da  CF 2013: "Fraternidade e Juventude". Durante os três dias de encontro, os presentes, puderam debater, conversar e  partilhar as várias realidades que a Juventude diocesana enfrenta e, juntos, buscaram elaborar propostas para envolver os jovens dispersos da caminhada eclesial. Dentro dessas discussões, pode-se destacar a Mesa Redonda, que contou com a presença das jovens Raiana, Kamilla e Paula; a Ir. Fátima; o Ir. Edmundo, filho da diocese que trabalha com jovens no Chile, e o assessor do setor juventude, o Diác. Marcelo, que refletiram sobre questões apresentadas pelo presidente do conselho, Dom Armando. O nosso bispo, em suas falas, destacou que os jovens que atuam, de fato, em nossa diocese não estão somente nos grupos de jovens, mas que eles trabalham nas pastorais e movimentos; enfocou também a necessidade de uma boa catequese de base (1ª Eucaristia) e de Crisma e lembrou que os jovens que procuraram o sacramento nos últimos anos estavam cada vez mais inseridos nessa realidade; todavia quando comparados ao número total de jovens das paróquias, fica-se a desejar. Também, na ocasião do encontro, o nosso bispo apresentou maiores esclarecimentos históricos e eclesiais sobre a renúncia do Papa,  e classificou a atitude do pontífice como de extrema humildade e desapego ao poder, por compreender que, como todos, ele é um "servo não indispensável". O coordenador de Pastoral, Pe. Samuel, destacou a apresentação das diversas atividades que a diocese terá com os jovens nesse ano que "é da juventude". Os assessores e coordenadores de diversas pastorais e movimentos  partilharam um pouco da caminhada desses grupos. Por fim, Dom Armando encerrou, agradecendo a todos os conselheiros pelos seus serviços na Diocese, e, com a benção, encerrou o encontro. Vejam as fotos.