CPD 2013.1

Irmãos e irmãs, iniciamos mais este ano de caminhada pastoral na Diocese de Livramento de Nossa Senhora e aqui nos reunimos para o 3º encontro deste Conselho de Pastoral Diocesano. Acolhemos a todos os conselheiros com alegria fraterna. Nestes dias vamos refletir sobre a caminhada de nossa igreja e estudar o tema da Campanha da Fraternidade 2013: Fraternidade e Juventude. Nosso olhar se volta, com a igreja do Brasil, para os inúmeros jovens que atuam nas nossas comunidades e aqueles que esperam de nós apoio e reconhecimento. Nas 21 paróquias que compõem a Diocese de Livramento encontramos realidades diversas que precisam ser olhadas com misericórdia pastoral e atenção redobrada para que possamos assumir propostas que visem a Evangelização e envolvimento da Juventude, enquanto protagonistas deste tempo de grandes transformações. Sabemos que em todas as pastorais e movimentos presentes na diocese, um grande número de jovens dedicados assumem a missão evangelizadora e seguem os passos de Jesus, servindo aos irmãos. São jovens cheios de sonhos e desejosos de um futuro de vida plena para si e seus familiares. Não podemos esquecer o interesse de todos, que nos últimos tempos tem ajudado a organizar o setor diocesano de juventude e coordenar as atividades de preparação para a JMJ Rio 2013, especialmente com a peregrinação da Réplica da Cruz e da Imagem de Nossa Senhora do Livramento. Vamos ver que as propostas da CF, se assumidas com carinho, servirão para impulsionar a caminhada do setor diocesano de Juventude e a preparação em vista da Jornada Mundial da Juventude e do pós-jornada.
Alem desse assunto central, teremos outros momentos de reflexão sobre as atividades pastorais programadas para este ano, com informações das pastorais e movimentos, trabalhos em grupos e momento de espiritualidade.
Vivamos este tempo de graça com empenho e compromisso, participando de todos os momentos e colaborando para o bom andamento do CPD.
Maria, a Virgem Senhora do Livramento nos acompanhe com o seu sim e inspire a nossa adesão ao projeto do seu Filho Jesus.
Bendito seja Deus para sempre!
Pe. Samuel Neves Silva
- Coordenador Diocesano de Pastoral-