ASA - A Diocese e a luta social

Diocese de Livramento de Nossa Senhora

Semeando cidadania na sua área de atuação

“A igreja Católica é comprometida com a luta social. É um compromisso com a vida.”



       Há mais de dez anos, a Diocese de Livramento de Nossa Senhora vem fazendo história e contribuindo na construção de uma nova identidade da região, pautada na transparência das suas ações e na perspectiva da convivência com o Semiárido.
Sabemos que esse trabalho , contribui para a diminuição do êxodo rural.
Entendemos que esse resultado não é mérito único e exclusivo das organizações que compõem a ASA – Articulação do Semi- Árida Brasileiro, mas também do governo brasileiro que entendeu e abraçou a perspectiva da inclusão social como estratégia de desenvolvimento.

Atuando em 20 municípios da Microrregião até o momento, a Diocese de Livramento trabalha, entre outros aspectos, para que as famílias dessa região possam ter acesso à água de qualidade. Essa é uma atuação que pode ser traduzida pelo reconhecimento dessas famílias e pelos números que atendemos até hoje.

o   São quase 3500 mil cisternas construídas pelo Programa Um Milhão de Cisternas.o   Capacitamos cerca de 3500 pessoas.
o   Mais de 37 pedreiros.
o   Mobilizamos aproximadamente  5000 mil famílias.

Capacitação das famílias de GRH- Gerenciamento em Recursos Hídricos


GRH- Rio do Pires   

GRH – Rio do Pires 







Capacitação de Pedreiros Guajerú









Homens que eram obrigados a deixar suas famílias e migrar para os grandes centros, recebendo uma oportunidade de trabalho na sua terra. Toda essa ação é desencadeada com a atuação direta dos agricultores e agricultoras, fugindo das intervenções assistencialistas e emergenciais tão comuns num passado recente do nosso Semiárido. Além da Diocese de Livramento, essas iniciativas têm contado com a parceria significativa do governo federal e de toda a rede que forma a ASA. No ano de 2012, estamos construindo 500 cisternas em dois municípios: Guajeru e Rio do Pires. A previsão para encerramento do Convênio é para o dia 18 de janeiro de 2013. Já estamos em negociação com o MDS na perspectiva de continuidade dessa parceria que vem dando certo.