CHUVA E ESPERANÇA

Estou aqui do outro lado do nosso Continente Latino-Americano, nestas outras terras! São tantos os sentimentos vividos... Uma palavra forte e de significado profundo para nós brasileiros é a palavra saudade. Cada um, em particular, sabe traduzir o seu significado profundo, porque vivido. Do lado de cá, pela internet, acompanho as notícias das nossas terras. Fiquei sabendo que a chuva chegou! Esta notícia soou como um bálsamo aos meus ouvidos. Sou sertanejo e sei o que significa a chegada da chuva!
Quando a chuva chega, ela não chega sozinha. Traz consigo outras chuvas: de esperanças, alegrias, sonhos, felicidade, vida...! São palavras insuficientes para traduzir a infinidade de coisas que ela traz.

Fico a pensar na ESPERANÇA.

A estação da seca que, por sinal, é uma grande estação para nós nordestinos, é símbolo de tantas coisas. Dentre tantas, ela representa a ameaça à vida. A seca significa a falta da água, do fim ou morte dos tanques, rios, plantações, animais, etc. Em busca de uma vida melhor, partem nossos irmãos conterrâneos para outras regiões do país. Levam em suas bagagens tantas esperanças!!  Mas, a seca também, como a morte, tem o seu lado positivo. Ela é fecunda. Gesta nos corações do sertanejo a esperança de que ela nao é eterna e que se pode ter a certeza de que, mesmo tardando, a chuva irá chegar.
Quando a chuva chega, a vida do nosso povo se reveste de uma magia bela, única e indescritível. Também porque a alegria se estampa não só no semblante das pessoas, mas também na relva que, magicamente, fica verde, e na vida da nossa mãe natureza. O sol brilha mais bonito, os pássaros cantam mais alegres, as cores retomam ao seu estado original. Tudo passa a ser como deve ser.
Fico pensando...como seria nossa vida sem experimentarmos a aridez? Um pouco de deserto, um pouco de seca na nossa vida é salutar, faz bem. Faz brotar dentro de nós a esperança que nos faz viver. Quem nunca passou por uma aridez espiritual, cultural, afetiva, ou de sentido da vida....? E quem nunca passou, certamente, não experimentou a alegria do novo nascimento, do renovamento, da ressurreição!!!
Assim, sinto e vejo a gigantesca importância da esperança na nossa vida! Esperar é desejar aquilo que pode ser melhor e diferente, bom e belo! A esperança faz a gente acordar e mover-se para fazer algo para nós e para os outros, para o mundo e para um outro mundo, para a terra e para o céu! A esperança é a energia, o combustível, a força que nos faz viver. Quem não tem esperança, já está morto....ou está morrendo!
Em meu coração, me vem uma oração: Senhor, Tu és a minha maior esperança! Este mundo é pequeno e limitado, e não me basta. A minha esperança é tão grande!!.. que as coisas, as pessoas, o mundo, não são capazes de enchê-la. Assim, concluo que a esperança só pode ser uma coisa Tua, porque, se Tu és grande, só posso comparar a esperança Contigo. ESPERO um dia, Senhor, viver plenamente em Ti, porque só em Ti serei saciado.  E depois, sem ter mais o que esperar, espero que Sejas a minha sempre e eterna esperança. Amém.

Pe. Nicivaldo de Oliveira Evangelista
Roma - Itália