Retrato Pastoral

O que é Pastoral?
Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou a vida pelas ovelhas.” (Jo 10, 14-15)

A Igreja vive neste mês uma ocasião especial de reflexão com a realização do Sínodo dos Bispos, em Roma, sobre A Nova Evangelização e o início da celebração dos 50 anos do Concílio Ecumênico Vaticano II. Já foi dito que este concílio marcou a caminhada pastoral da Igreja com suas constituições, declarações e decretos. Um acontecimento que trouxe novo ânimo para o trabalho pastoral desempenhado pela Igreja, no desejo de alcançar o objetivo primordial de Evangelizar.
A partir da eclesiologia do Vaticano II e do ministério de Jesus, qual “fundamento absoluto de toda a nossa ação pastoral” (NMI 15), o Padre Salvador Valadez Fuentes, da Diocese de Tuxla, Chiapas – México, em seu livro Espiritualidade Pastoral (Paulinas, 2008) apresenta esta definição de pastoral:
É o ministério da Igreja, povo de Deus, que, sob o impulso do Espírito Santo, atualiza a práxis evangelizadora de Jesus, voltada para a auto-edificação dela mesma e para a expansão do Reino de Deus no mundo. (p 20)
Pastoral deriva de pastor, é a missão própria do pastor que encontra em Jesus o modelo de seguimento no serviço ao próximo. Retrato pastoral é o título dado a esta coluna que iniciamos, percorrendo o caminho da atividade pastoral realizada em nossa diocese. Vamos abordar a proposta de cada pastoral, movimento ou grupo que atuam em nossas paróquias, apontando os passos dados e os objetivos vislumbrados, à luz dos documentos da CNBB e das orientações da Diocese de Livramento de Nossa Senhora.

Para aprofundar e debater:

1.      Quais experiências da ação pastoral marcaram a sua vida e a de sua comunidade?
2.      Como a Pastoral, movimento ou grupo em que você atua pode tornar mais concreta a missão evangelizadora iniciada por Jesus?
Pe. Samuel Neves Silva
-Coordenador Diocesano de Pastoral-

Nova Coluna.
Como nos disse o Pe. Samuel, ao qual agradecemos pela ajuda que nos dá ao assumir essa coluna, "Retrato Pastoral"  nos ajudará a refletir esse nosso jeito de Ser Igreja. A publicação será quinzenal, aos sábados. Acompanhe!