Conhecendo a fé, estudando o Youcat.

Quais são as razões da nossa fé, juventude? No que cremos? O que a nossa fé implica? Pedro nos convida a estarmos sempre prontos para “Dar as razões da vossa esperança” (1 Pd, 3-15.). Será que estamos realmente prontos para fazê-lo?  Precisamos ser capazes de dar testemunho de Cristo, sobretudo com ações, e, para que isso seja possível, precisamos conhecer profundamente a nossa fé.  O ano da Fé que vivenciamos deve ser um momento precioso para a evangelização. No que se refere à juventude, deve ser um momento especial para o verdadeiro conhecimento sobre a pessoa de Jesus Cristo. Nós, jovens católicos, devemos ser capazes de falar com vivacidade de Cristo; devemos anunciar o nosso Salvador. É jovem evangelizando jovem. O conhecimento  acerca da verdade do evangelho é um processo no qual devemos nos engajar para conhecer cada vez mais a pessoa de Jesus Cristo e o seu plano de salvação. Sempre cobramos da igreja que ela seja “mais jovem”, o que só será possível se antes nós formos Igreja, como bem nos diz o saudoso Papa João Paulo II.  Vivemos um tempo especial, no qual podemos sentir o carinho e a preocupação da Santa mãe Igreja para com toda a juventude. Não vivemos em tempos fáceis, mas em nenhum momento a Igreja deixou de acreditar. "Vós sois o futuro do mundo, a esperança da Igreja. Vós sois a minha esperança". Nada mais encorajador que essas palavras do beato Papa João Paulo II. Estamos prestes a vivenciar momentos fortes como a campanha da fraternidade, que trará como tema a questão da juventude e a criação da comissão para a juventude da CNBB. Em nossa diocese, percebemos a dedicação e o empenho na consolidação do setor juventude, devemos estar prontos para sermos “enviados”. A Jornada Mundial da Juventude no próximo ano, será uma conquista importante. Reafirmo que conhecer a fé é passo fundamental. Mas como? São tantas as perguntas, dúvidas e anseios de nossa juventude?  Pensando nisso, a Igreja em um gesto de amor, mais uma vez, olha para o jovem e lhe oferece o Youcat. Mesmo não tendo um nome comum ao nosso convívio, este livro não é complicado, antes foi escrito especialmente para nós! Possui os mesmos conteúdos do Catecismo da Igreja Católica (CIC). O seu grande diferencial? Os Jovens escritores apostam em um projeto gráfico que envolve e chama a atenção do jovem, com muitas imagens e textos complementares possuindo uma linguagem apropriada, estruturado em perguntas e respostas, o Youcat é um valioso instrumento para a evangelização da juventude. Ele foi escrito com o intuito de nos ajudar a conhecer melhor a nossa fé. Mais do que um livro, ele é um grande tesouro que a Igreja nos oferece.

Sem. Alisson Caires
1º ano – Filosofia