Dois bispos eméritos faleceram neste domingo



Na manhã deste domingo, 9 de setembro, a Igreja do Brasil recebe a notícia do falecimento de dois bispos eméritos: dom José Rodrigues de Sousa, bispo emérito de Juazeiro (BA), aos 86 anos; e dom Luís D’Andrea, bispo emérito de Caxias (MA), aos 78 anos.

Dom José Rodrigues de Sousa era natural de Paraíba do Sul (RJ), mas viveu a infância e adolescência em Aparecida (SP). Ingressou no Seminário dos Redentoristas em 1938. Na Congregação Redentorista, atuou como formador, nas Santas Missões Populares e como e superior vice-provincial em Goiás.

Dom Luís D’Andrea era italiano e membro da Ordem dos Frades Menores Conventuais. Em sua congregação religiosa, atuou como formador e pároco. Era especialista em Teologia Pastoral Latino-americana e em parapsicologia. Foi nomeado Bispo de Caxias, no Maranhão, em 1988, e renunciou ao governo da diocese em 2010, por motivo de idade. Durante seu episcopado, acompanhou a Catequese e a Pastoral Familiar no Regional Nordeste 5 da CNBB. Nos últimos anos, dom Luís vivia no Convento dos Franciscanos Conventuais, em Fortaleza (CE), mas faleceu em sua terra natal, a Itália, na madrugada deste domingo.
vide CNBB