VOCAÇÃO: SINAL DO AMOR DE DEUS EM NOSSAS VIDAS.


Vocação quer dizer chamado, chamado este que não se restringe aos sacerdotes e religiosos, é algo abrangente. Todos os homens são chamados e escolhidos ao serviço da comunidade, tendo como objetivo realizar a vontade divina. Segundo o catecismo da igreja católica: “A vocação da humanidade consiste em manifestar a imagem de Deus e ser transformada a imagem do filho único do pai, esta vocação implica uma dimensão pessoal, pois cada um e chamado a entrar na bem-aventurança divina; mas concerne também ao conjunto da comunidade humana”.
 O batismo é a fonte de todas as vocações, através das águas batismais, somos “filhos amados do pai” e somos ungidos pelo espirito santo e enviados a missão. Pelo batismo nos despojamos do homem velho e nos revestimos do homem novo, banhados em cristo somos uma nova criatura, todos somos chamados a ter como meta a santidade como pedras vivas da igreja.
 O homem é criatura, obra-prima saída das mãos de Deus, feito à sua imagem e e semelhança( Gn  1,26) é um tu defronte a Deus, capaz de um relacionamento pessoal e direto com Ele. Sem esse relacionamento o homem é carente. O amor de Deus não se limita ao fato de criá-lo, mas continua a cuidar dele, acompanha-lo, amá-lo até o fim, entregando seu filho, morrendo na cruz para a remissão dos nossos pecados. Com o “Não” do homem a Deus vem o seu distanciamento, mas a misericórdia divina vai além do julgamento e de sua justiça.
Deus sempre toma a iniciativa, ele é o sujeito da vocação. Deus nos chama de modo pessoal, nos chama pelo nome. Ele é sempre fiel quando nos chama, Deus nos conhece e nos ama desde a eternidade. O cumprimento da vontade divina liberta o homem, não é algo artificial e nem tampouco alienante. Não é um resignar-se a uma sorte mais ou menos boa, não é suportar uma fatalidade “Deus quer assim, é ponto final!” o fazer a vontade de Deus é algo totalmente diferente, é o melhor que se pode imaginar para a pessoa humana.  
Não somos nós que escolhemos, mas é ele que nos escolhe. Deus não se importa com nossas qualidades humanas em vez disso, ele trabalha com o que não é nada e sem valor para humilhar os que creem somente em suas forças e riquezas. Deus nos chama para fazer algo difícil, Mas está sempre ao nosso lado, nos prepara e nos da força para cumprirmos nossa missão.
Pela oração é que podemos “discernir qual é a vontade de Deus” (Rm 12,2;Ef 5,17) e obter “ a perseverança para cumpri-la” ( Hb 10,36) Quem nos revela a vontade do pai é o espirito santo, através de amigos, desconhecidos, de nossos familiares. “Que a nossa Vida a exemplo de Maria e dos santos, seja uma continua prática do “faça-se em mim segundo a sua santa vontade, ó pai” e do “ seja feita a vossa vontade assim na terra e como no céu”  Maria não hesitou em dar o seu sim e você, qual é a sua resposta ao amor do Pai?
Organizador do texto: Seminarista Alisson Caires - 1º ano de Filosofia