SIMBOLOS NA QUARESMA


SÍMBOLOS NA QUARESMA

A Quaresma é um tempo muito intenso para os cristãos que culmina com a Festa da Páscoa. Para ajudar a viver a espiritualidade do recolhimento e da busca de conversão é enriquecido com uma simbologia muito interessante. Vejamos alguns exemplos:

- O PEIXE: é um dos símbolos mais antigos para os cristãos. A palavra peixe escrita em grego, ICTYS, passou a ser lida como Iesus Christus Theóu Yiós Sotér – Jesus Cristo Filho de Deus Salvador. Assim, nas casas e nos lugares de oração a figura e a palavra peixe passaram a identificar os cristãos. A relação com este tempo está no fato da multiplicação e na ligação com a ressurreição onde em alguns episódios o Cristo Ressuscitado pede peixe para comer.


- SINOS: repicam na noite da Ressurreição e recorda a subida de Jesus Cristo aos céus.









- VESTES BRANCAS: recordam a alegria dos primeiros batizados que se revestiam de branco simbolizando a vitória sobre a morte.




- GIRASSOL: é um dos símbolos menos conhecidos, mas muito rico. Como para sobreviver precisa sempre está voltada para o sol, também os cristãos precisam sempre se voltar ao sol-Cristo. Cristo é a luz, a força e a energia.



Fonte: Vivendo a Semana Santa - VV.AA