DIOCESE DE LIVRAMENTO PROMOVE MESA REDONDA SOBRE O TEMA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012


Como proposta para o Conselho Diocesano de Pastoral e a Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e Saúde Pública foi promovida uma mesa redonda com autoridades da saúde como o Prefeito de Livramento de Nossa Senhora, o Dr. Carlos Roberto Souto Batista; a especialista em ginecologia, obstetrícia e ultrassonografia, a Dra. Cristiana Tenório Oliveira; o especialista em cirurgia geral, ultrassonografia, ginecologia e obstetrícia, o Dr. Gilson A. Cruz Oliveira; a diretora da atenção básica e vigilância à saúde de Livramento, a Sra. Dulcemária de Fátima Assunção Tanajura; a Secretária de Saúde de Rio de Contas, a Srta. Carla Patrícia Araújo Bonfim. Ajudou nos trabalhos da mesa o nosso bispo diocesano Dom Armando Bucciol e o Pe. Nicivaldo Oliveira Evangelista, especialista em Bioética. Para moderar as discussões contamos com a ilustre presença do Sr. Raimundo Marinho dos Santos, jornalista, advogado, pós-graduado em ciências criminais e escritor.
Todos tiveram a oportunidade de se pronunciarem a respeito do tema, e ouvimos considerações que defenderam o SUS (Sistema Único de Saúde) como exemplo mundial para a saúde pública, com uma estrutura bastante eficaz em sua teoria, mas que na prática necessita de urgentes e sérias correções. Apresentou-se o desenvolvimento alcançado nos últimos anos mas também as perspectivas e urgências para os anos vindouros. Afirmou-se a credibilidade do sistema. Mas, se questionou a veracidade dessa crença em sua atuação, e de modo especial, do acesso aos menos favorecidos nas questões mais básicas de saúde. Também se questionou a humanização do atendimento e o alto status dos profissionais da saúde que muitas vezes dificulta esse processo.
No geral, muitas contribuições ajudaram a iluminar a questão que se mostrou bastante complexa, mas também urgente e irrenunciável.


Confira as fotos.