1º CONSELHO PASTORAL DIOCESANO

Nos dias 16 a 18 de março aconteceu no Centro Diocesano de Livramento o Primeiro Encontro do Conselho Diocesano de Pastoral. Depois de encerrar um mandato de quatro anos um novo Conselho se inicia. O Padre Samuel – Coordenador Diocesano de Pastoral – apresentou os novos conselheiros que atuarão no período de 2012 a 2015. Dom Armando apresentou a identidade do Conselho Diocesano de Pastoral e o Padre Samuel fez a leitura do Estatuto do Conselho. A Irmã Fátima apresentou o tema da Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e Saúde Pública. À noite participamos de uma mesa redonda sobre o tema da saúde em nossos municípios (confira postagem sobre o assunto!!).
O nosso bispo Dom Armando apresentou as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil e também o Projeto Diocesano de Iniciação Cristã. Depois, cada vicariato discutiu sobre os pontos positivos do PDIN e apresentou propostas para o próximo ano do projeto que abordará o tema da Crisma. A discussão, à tarde, foi levada a plenário e as propostas apresentadas foram mais uma vez discutidas e selecionadas. Em mais um momento, as pastorais e movimentos afins se encontraram para discutir e elaborar propostas para trabalho em conjunto, dinamizando a pastoral e a utilização dos espaços e viabilização dos diversos encontros diocesanos. À noite, participamos de um momento de leitura orante do I capítulo do Evangelho de São João que trata do cego de nascença.
No domingo, após a Santa Missa, as diversas pastorais e movimentos apresentaram suas datas e propostas de trabalho para 2012. Apresentamos a prestação de contas de 2011 e a situação econômica de nossa diocese. Dom Armando encerrou animando a todos para perseverarem na caminhada, reconhecerem os passos dados e a necessidade de continuar caminhando. Concluiu com a bênção.

Confira as fotos.